domingo, 18 de fevereiro de 2018

Troca de Sementes de Famalicão (7ª edição)

Este ano, o programa do 7º Encontro Troca de Sementes de Famalicão, organizado pela Associação Famalicão em Transição, para além da troca de sementes inclui um workshop sobre sementes e a apresentação do projeto Sábio:

7º Encontro
Troca de Sementes
de Famalicão
4 de Março de 2018,
Vila Nova de Famalicão


10h00 – 12h30 Workshop sobre Sementes
Tema: Recolha e Preservação de Sementes, com Atimati Aroso
Local: Serviços Educativos do Parque da Devesa 
Participação sujeita a inscrição em goo.gl/xp8ZDB
Valor: 10 euros (8 euros para sócios de Famalicão em Transição)

Sem sementes, não há vida. Durante milhares de anos, o ser humano conservou as sementes das suas culturas, colhendo-as de plantas adaptadas ao clima e solo do local onde cresciam. Hoje em dia, o conhecimento de como as selecionar, secar e preservar, está a perder-se muito rapidamente e compramos todas as sementes. Muitas dessas sementes, são produzidas em laboratórios a milhares de quilómetros das nossas hortas sem condições nenhumas de adaptabilidade ao nosso local. Precisamos de reaprender a colher e a preservar as nossas sementes para termos plantas mais resistentes e para defendermos a nossa soberania alimentar.

14h30 – 17h30  Troca de Sementes 
Local: Central de Camionagem 
Participação livre e gratuita

Os objetivos deste encontro são promover a recolha e partilha de sementes, de forma a contribuir para a soberania alimentar, para a preservação da biodiversidade das variedades alimentares (e não só) tradicionais e cada vez mais raras , e também para a economia familiar, reduzindo os gastos na compra de sementes. O encontro não envolve compra ou venda, apenas troca de sementes, estacas ou plantas.

15h30 – 16h30 Apresentação do Projeto Sábio 
Tema: Resíduos Orgânicos e Compostagem, com Paulo Lima
Local:  Central de Camionagem 
Participação livre e gratuita

O projeto SÁBIO – Sustentabilidade Ambiental Biológica, assenta numa visão de sustentabilidade ecológica com uma preocupação ambiental, social e económica numa sociedade em transição. Pretende-se  dar um novo passo no uso racional de recursos  e  transformar pequenos gestos, num potencial coletivo, produzindo adubo orgânico natural a partir dos resíduos orgânicos domésticos.

Informações: famalicaom@gmail.com | afetra.inscrever@gmail.com

A Troca de Sementes de Famalicão conta, pela 7ª vez, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Sem comentários:

Enviar um comentário