terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Escolas Inovadoras (Educação em Transição)

A terceira sessão do ciclo "Educação em Transição", promovido pela Associação Famalicão em Transição, traz a Famalicão o Professor José Pacheco, mestre em Ciências da Educação e idealizador da Escola da Ponte, que coordenou de 1976 a 2011, escola que se destaca pelo projeto educativo que se baseia nos valores da autonomia, solidariedade, responsabilidade e democraticidade (daqui).

Sessão: ESCOLAS INOVADORAS
Dia/hora: 7 de março de 2017, 21h00
Local: Auditório da CESPU (ESSVA), Vila Nova de Famalicão (em frente à Central de Camionagem, do outro lado do parque de estacionamento. Coordenadas GPS: 41.406569, -8.514867 (41° 24' 24" N 8° 30' 54" W)
https://goo.gl/maps/n6eyWvrL7mF2

«Vamos dar a conhecer uma escola com uma filosofia educacional inovadora, inspirada na Escola da Ponte (Vila das Aves) na qual os alunos estudam juntos e aprendem através de pesquisas e projetos, sem salas de aula, muros e hierarquia. Os alunos não passam por anos, como numa escola tradicional, mas dividem-se em ciclos de aprendizagem e os conteúdos obrigatórios são passados aos alunos através dos projetos de estudo. Uma escola democrática nos seus processos de gestão que respeita diferentes ritmos e inteligências.

Vamos falar de projetos de educação inovadora pensado por e para todos, com modelos construídos de maneira coletiva e democrática e diversos ambientes participativos onde educadores e educandos tomam juntos as decisões e definem o dia a dia e o futuro da escola.

Como convidado especial teremos o embaixador destes projetos, o Prof. José Pacheco, que neste momento coordena um movimento de transição do sistema de educação no Brasil e acompanha escolas em Portugal.

Não perca esta oportunidade de ser parte integrante da transição.»

Participação gratuita,  com inscrição obrigatória (até dia 6/03) em: http://famalicaomelhor.blogspot.pt/p/inscricoes.html

Para mais informações contactar: afetra.inscrever@gmail.com

Inicialmente o local previsto para este evento era o Pequeno Auditório da Casa das Artes, no entanto, o elevado número de inscrições levou-nos as alterar para o Auditório da CESPU. Assim, agradecemos o apoio da Câmara Municipal / Casa das Artes bem como da CESPU pela cedência gratuita do espaço e da logística para o evento.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

"Pais conscientes, filhos felizes", foi assim...

«No passado dia 25 de fevereiro, no ambiente intimista do café concerto, pais, professores, educadores e não só, falaram de conexão, presença e confiança. Colocámo-nos no papel da criança e chegámos à conclusão que somos iguais! A moderadora Filipa Soares levou a que os participantes embarcassem nesta aventura que foi partilhar bons e maus momentos enquanto educadores. Fica a mensagem de que sabermos parar, pensar e estar no presente poderão constituir ferramentas valiosas para uma educação mais consciente.

Foram cerca de 40 pessoas as que quiseram estar presentes na tertúlia "Pais conscientes, filhos felizes" e que foram desafiados a pensar sobre a reação que temos enquanto educadores às situações que fogem da situação que pensamos como ideal (como uma birra no supermercado, uma ida para a cama demorada). Enquanto formos "reféns" de um cérebro turvo de pensamentos, julgamentos, atuaremos muito provavelmente com as emoções a "quente" o que nos pode frustrar quando regressamos ao nosso estado de consciência.

Agradecimentos a todos e todas presentes, à facilitadora Filipa Soares e à Casa das Artes e Câmara Municipal que gentilmente cedeu as instalações.»
Grupo Educação, Famalicão em Transição













quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Pais conscientes,filhos felizes! (Educação em Transição)

«Pais conscientes, filhos felizes!» é a segunda sessão do ciclo "Educação em Transição", promovido pela Associação Famalicão em Transição, desta vez uma palestra /tertúlia com a Dra. Filipa Morais Soares. Participe neste evento e partilhe as suas dúvidas e opiniões, levante questões! Não falte a este momento de debate e partilha.

Sessão: PAIS CONSCIENTES; FILHOS FELIZES!
Dia/hora: 25 de fevereiro de 2017, 17h30
Local: Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Café-Concerto

Participação gratuita.  Inscrições (não obrigatórias, mas aconselháveis em): http://famalicaomelhor.blogspot.pt/p/inscricoes.html

«E se ser pai/mãe fosse uma oportunidade de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal?
E se as relações com os nossos filhos fossem de cooperação e não de conflito?
E se ser pai/mãe te devolvesse o espaço e a motivação para cuidares de ti próprio?
E se os nossos filhos tivessem os recursos que precisam para prosperar e serem eles próprios?

Vamos olhar para a nossa forma de sermos pais e descobrir o que pode mudar se estivermos mais presentes, atentos, descontraídos e sintonizados com as nossas necessidades e as dos nossos filhos.»

Filipa Morais Soares 
Psicóloga | Facilitadora de Parentalidade Consciente | Instrutora de Mindfulness para Crianças e Adolescentes ( www.serintegral.pt)

A Associação Famalicão em Transição agradece o apoio da Câmara Municipal / Casa das Artes, através da cedência gratuita do espaço e da logística para o evento.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

"Trashed: Para onde vai nosso lixo" - dia 17/02 (Ambientar-se)

"Se pensa que o lixo é problema de outra pessoa... pense de novo"

Trashed: Para onde vai nosso lixo

Dia 17 de fervereiro de 2017, às 21h30,
na Casa do Território, Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão
Gratuito, entrada livre

O documentário faz reflexões acerca da nossa consciência ambiental e dos impactos que causamos na Terra. Abordando não apenas a questão da produção do lixo, mas também o destino dos resíduos e a sustentabilidade, o filme dirigido por Candida Brady alerta para a necessidade de serem encontradas novas soluções, motivando o espectador a fazer a sua parte, começando por evitar o uso de sacos plásticos e separar o material reciclável dentro de casa.

O ator britânico Jeremy Irons percorre o mundo para investigar os danos causados à natureza pelo volume de lixo produzido atualmente e como cada pessoa pode ajudar a evitar que a Terra se torne uma grande lixeira.

As sessões AMBIENTAR-SE são uma parceria entre o Município de Vila Nova de Famalicão (Parque da Devesa) e instituições locais ligadas à proteção do ambiente, que constam na exibição de um filme de tónica ambiental com debate no final.

Organização da sessão e moderação do debate: VENTO NORTE - Associação de Defesa do Ambiente e Ocupação dos Tempos Livres

Informações: parquedadevesa@vilanovadefamalicao.org / 252 374 184



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

"O Começo da Vida" começou a mexer consciências!

No passado dia 4 de fevereiro decorreu a primeira sessão do ciclo "Educação em Transição" organizado pela Associação Famalicão em Transição. Neste primeiro encontro foi exibido o filme "O começo da vida" (2016), no café concerto da Casa das Artes.

 Como convidadas para a tertúlia que se seguiu, estiveram as Enfermeiras Margarida Fernandes e Joana Mendes da Unidade de Saúde Local Famalicão e a Psicóloga Cláudia Morais de Sá do Agrupamento Camilo Castelo Branco.

Foi notório o impacto deste documentário nos cerca de 30 participantes. O debate trouxe questões profundas a reflexão. Que educadores pretendemos ser? Que soluções existem numa sociedade dominada pela economia e com políticas de trabalho que nos tornam educadores ausentes? Estamos perante uma geração geradora de mudança? Somos pais mais conscientes,mas seremos mais felizes?

A partilha, a emoção e sobretudo a vontade foram sentimentos bem presentes entre a assistência. Como reflexão final ficou a vontade de mudar e de o fazer conjuntamente. No dia 25 de fevereiro dar-se-á continuidade com o tema da parentalidade consciente "Pais conscientes, filhos felizes", pelas 17:30 no mesmo local.

A Associação Famalicão em Transição agradece à Câmara Municipal pela cedência do espaço, à equipa da Casa das Artes pela colaboração, às convidadas pela disponibilidade e partilha, e a todos os que participaram.  Bem hajam!

A seguir, algumas fotos do evento (mais fotos aqui).