Encontro "Ação Ecológica, Transição Sustentável e Regeneração" - resumo

Encontro "Ação Ecológica, Transição Sustentável e Regeneração" , no passado dia 7 de outubro de 2017 em Vila Nova de Famalicão,  foi um sucesso e superou todas as expectativas. O evento foi organizado pela Associação Famalicão em Transição e Campo Aberto - associação de defesa do ambiente e reuniu mais de 35 associações ligadas à defesa do ambiente. 

O encontro teve lugar na Casa do Território, Parque da Devesa, e  teve como objetivo a partilha, a troca de experiências e de perspectivas das diversas colectividades ligadas ao ambiente, provenientes de todos os pontos do país e com trabalho realizado nesta área, de modo a conhecer-se, em profundidade e abrangência, a situação ecológica e ambiental do Noroeste de Portugal.

Apesar da maioria dos grupos presentes serem do Norte de Portugal, participaram também outras associações de âmbito nacional, como a Acréscimo, AMO Portugal- Associação Mãos à Obra, LPN - Liga para a Proteção da Natureza, SEA - sociedade de Ética Ambiental, Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza e a Zero -Associação Sistema Terrestre Sustentável.

As associações organizadoras, Associação Famalicão em Transição e Campo Aberto - associação de defesa do ambiente concluíram que este evento foi um sucesso e superou todas as expectativas.

Foi forte a motivação e a participação, que ultrapassou as fronteiras do "Norte", trazendo a Famalicão várias associações de âmbito nacional, ligadas à proteção do ambiente. 


Deste evento ficou a vontade generalizada de uma ação conjunta e coordenada pela proteção dos rios, o foco no envolvimento da população e das instituições locais, assim como o debate sobre todas as questões relacionadas com os incêndios florestais, numa perspectiva de prevenção, através da defesa e promoção da floresta autóctone, da forte redução de monoculturas de eucalipto e do reforço da vigilância florestal.


De salientar a questão do papel ambíguo e perigoso que poderão vir a ter centrais de biomassa de resíduos florestais, visto a capacidade a instalar poder superar o volume de resíduos que podem ser produzidos se não houver incêndios.

No final as entidades interessadas assinaram a "Carta de Famalicão", documento que visa contribuir para que no País se enfrentem problemas decisivos para o nosso futuro comum, como são os do território, da preservação dos nossos recursos naturais, da qualidade de vida, da energia, do clima e de uma economia sustentável, numa atitude que, em vez de agredir esses valores essenciais, os proteja e salvaguarde.

Em breve a carta será divulgada e aberta à subscrição de outras entidades e indivíduos.

Vídeo reportagem da FamaTV aqui 

Sem comentários:

Enviar um comentário