Vamos falar de PLANTAS INVASORAS, dia 10 de março em Famalicão (divulgação)

Dia 10 de março, as plantas invasoras vão ser o tema no Parque da Devesa, com um workshop de tarde e uma sessão "Devesa Esclarece" à noite! Estas sessões são promovidas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (Parque da Devesa) em parceria com o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

«Muitas das plantas que nos rodeiam foram transportadas do seu habitat natural para outros locais pelo que são denominadas plantas exóticas. Algumas destas espécies coexistem com as espécies nativas (ou autóctones) de forma equilibrada, mas outras desenvolvem-se muito rapidamente e escapam ao controlo do Homem tornando-se nocivas – estas são designadas espécies invasoras.
Estas plantas não nativas de forte crescimento podem ser muito bonitas, mas causam impactes ambientais e económicos muito negativos, muitas vezes de resolução difícil e cara, e, por vezes, irreversíveis. Só com cidadãos informados e ativos poderemos mitigar esta ameaça, protegendo para a biodiversidade do nosso território.

Assim, para a próxima sessão “Devesa Esclarece”, convidamos a coordenadora do projeto INVASORAS.PT, Dra. Elizabete Marchante, que vem do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra para nos alertar e esclarecer sobre este tema. “O que são plantas invasoras? O que as caracteriza? Como podemos identificá-las? Em que medida constituem uma ameaça? Que métodos de controlo podemos utilizar?". Tentar-se-á dar resposta a estas perguntas e outras que venham a surgir ao longo da sessão.

Da parte de tarde haverá um workshop sobre o mesmo tema, com componente teórica e prática, direcionado para técnicos ou interessados em métodos de prevenção e controlo de plantas invasoras. Serão abordados alguns métodos de controlo e estratégias de intervenção, deteção e respostas rápidas que impeçam a colonização por várias espécies.


Workshop “Plantas invasoras: prevenção e controlo"
15h00-17h30, Casa do Território e exterior,
Destinado a técnicos, operacionais e outros interessados
Gratuito, sujeito a inscrição prévia em goo.gl/tNamg6 (inscrições limitadas)

“Devesa Esclarece: Plantas invasoras”
21h00-23h00, Casa do Território
Destinado ao público em geral
Gratuito, entrada livre

Participe, informe-se e aprenda sobre as invasoras, e ajude a proteger as nossas plantas nativas e a biodiversidade.»


Para mais informação: 252374184 ou casadoterritorio@vilanovadefamalicao.org»

Sem comentários:

Enviar um comentário