domingo, 20 de novembro de 2016

Passeio Micológico em Fafe com a AVE

No passado dia 19 de novembro, ocorreu o primeiro Passeio Micológico, organizado pela Associação Famalicão em Transição em parceria com a AVE - Associação Vimaranense de Ecologia, de Guimarães.

Participaram 33 pessoas (e a cadelinha Bu), que além de aprenderem sobre fungos e cogumelos, conviveram e passearam pelos belíssimos carvalhais junto à Barragem da Queimadela, em Fafe. 

O passeio foi orientado pelos especialistas (autodidatas) em cogumelos José Alberto Salgado e Cândido Cruz, que gentilmente cederam gratuitamente o seu tempo e saber. A eles, o nosso agradecimento muito especial

Ficam abaixo algumas fotos, mas muitas mais podem ser vistas aqui








quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Lobos e Yellowstone, sessão com debate no dia 18/11


 Yellowstone: Como Lobos Mudam Rios 
Com o filme “Yellowstone: Inverno” da BBC (2009, 52 min) e o vídeo “Como Lobos Mudam Rios” (5 min)

Dia 18 de novembro de 2016 (sexta) às 21h30
Na Casa do Território, Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão
Gratuito, entrada livre (até à lotação da sala)

Como os lobos mudaram o curso dos rios no Parque Yellowstone

Sessão AMBIENTAR-SE apresentada e moderada pela AREA - Associação Amigos do Rio Este, que conta com a participação do Dr. Pedro Gomes, Biólogo, e do Dr. Renato Filipe Henriques, Geólogo, ambos da Universidade do Minho. .

Sinopse: A história de como o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, ganhou nova vida após um programa de reintrodução de lobos em 1995. Depois de caçados quase até à extinção, os lobos deixaram de habitar a região durante 70 anos, o que gerou aumento descontrolado no número de veados. Como consequência, a maior parte da vegetação desapareceu, e o ecossistema foi-se deteriorando. Com a reintrodução dos lobos, os veados começaram a evitar certas áreas, que começaram a regenerar. Esta recuperação da vegetação criou habitats para muitos animais, como castores, lontras, ratos, patos, peixes, anfíbios e aves. O que se viu foi um ciclo de impactos positivos, que culminou na mudança do curso dos rios.

As sessões AMBIENTAR-SE são uma parceria entre o Município de Vila Nova de Famalicão (Parque da Devesa) e instituições locais ligadas à proteção do ambiente, que constam na exibição de um filme de tónica ambiental com debate no final (em 2016, são na terceira sexta-feira do mês).

Informações: parquedadevesa@vilanovadefamalicao.org / 252 374 184

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Passeio Micológico (Fafe, 19/11)

A Associação Famalicão em Transição e a AVE - Associação Vimaranense de Ecologia convidam para um
Passeio  Micológico
a realizar no dia 19 de novembro de 2016, perto da Barragem da Queimadela, em Fafe.

O passeio destina-se a aprender a reconhecer e identificar cogumelos silvestres, e será orientado por José Alberto Salgado e Cândido Cruz, que gentilmente aceitaram o desafio.

Pontos de encontro:  
  • Em Vila Nova de Famalicão: 08h30, Parque da Devesa, no parque de estacionamento junto à Casa do Território (saída às 8h45)
  • Em Guimarães:  no parque da Feira às  09h10 
  • Na Barragem da Queimadela, Fafe: 09h45
Estima-se que o passeio termine pelas 15h30.  Aconselha-se a levar farnel para almoço ambulante, embora haja a possibilidade de almoçar em restaurante.

A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória, através do envio de e-mail para:  afetra.inscrever@gmail.com (as inscrições são limitadas e sujeitas a confirmação). Dados a fornecer no e-mail para inscrição:

  • nome das pessoas a inscrever, 
  • contacto telefónico, 
  • em que local se juntam ao grupo (Famalicão, Guimarães ou Barragem da Queimadela), 
  • se levam farnel ou preferem ir a restaurante
      
Para mais informações contactar: 938 660 019  (José Rodrigues)