A GUERRA DAS SEMENTES, sessão com debate no dia 15/4

Na sessão AMBIENTAR-SE de abril, o Grupo Famalicão em Transição, depois de Cowspiracy, apresenta mais um tema relacionado com ambiente, alimentação e interesses económicos das multinacionais:

 A GUERRA DOS CEREAIS

Dia 15 de abril de 2016 (sexta) às 21h30
Na Casa do Território, Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão
Gratuito, entrada livre (até à lotação da sala)

Os convidados para dinamização do debate têm dedicado uma boa parte da sua vida  à preservação do património genético de variedades regionais:
  • Atimati (Elsa Aroso), dedica a vida à divulgação de práticas agrícolas mais saudáveis e à preservação de sementes naturais;
  • Raúl Rodrigues, Eng., Professor na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, que tem recolhido variedades de macieiras e outras árvores de fruta do Minho.

"A GUERRA DAS SEMENTES"  (ou "A Guerra dos Cereais") é um documentário de  Stenka Quillet et Clément Montfort, França, 2014 ( "La Guerre des Graines", 52 min).

«Aqui está um filme útil. Um filme que fornece as chaves para a compreensão de como as multinacionais querem confiscar a vida. Um filme que o faz querer lutar para salvar a nossa independência alimentar.»

Sinopse:

 «A biodiversidade das sementes é um bem comum da humanidade, da mesma forma que a água ou o ar, ou é uma mercadoria? Num futuro muito próximo, os agricultores deixarão de ter direito a replantar suas próprias sementes. Na Europa, a legislação surge para controlar o uso de sementes agrícolas ... Por trás disto, 5 grandes empresas que já detêm metade do mercado de sementes, unem esforços para a sua privatização.

Este documentário revela uma guerra silenciosa, uma história desconhecida cujo desafio é especialmente crítico: a nossa independência alimentar.»

As sessões AMBIENTAR-SE são uma parceria entre o Município de Vila Nova de Famalicão (Parque da Devesa) e instituições locais ligadas à proteção do ambiente, que constam na exibição de um filme de tónica ambiental com debate no final (em 2016, são na terceira sexta-feira do mês).

Informações: parquedadevesa@vilanovadefamalicao.org / 252 374 184
Evento no Facebook:  https://www.facebook.com/events/488630961329762/

Trailer (em francês) abaixo. Trailer em inglês aqui

Foi assim a 5ª Troca de Sementes de Famalicão


E assim passou a 5ª Troca de Sementes de Famalicão, no dia 3 de abril de 2016. Visto que o tempo esteve de chuveiros fortes, a troca ocorreu, tal como no ano passado, na Central de Camionagem, em Vila Nova de Famalicão. 

Esperamos que para o ano o "S. Pedro" permita que a troca se efetue ao ar livre, no belo Parque da Devesa, como acontreceu nas primeiras três edições.


O Grupo Famalicão em Transição agradece ao Município de Vila Nova de Famalicão pela disponibilização do espaço na Central de Camionagem e pela logística, bem como a todos os que participaram, incluindo o já esperado Cantinho da Terra da Santa Casa de Misericórdia da Trofa, aos que vieram de perto e de longe (Aveiro, Feira, Esposende, Trofa, Santo Tirso, ...).

E digam lá de essa caixinha de sementes (na foto à esquerda) que veio de longe não é uma maravilha?

Obrigado pela partilha!

Aqui ficam algumas das fotos, podem ver mais no facebook, aqui.