3ª Troca de Sementes no Parque da Devesa

Mais uma excelente tarde de convívio, de troca de sementes, plantas, experiências e saberes, numa soberba tarde de domingo no Parque da Devesa em Vila Nova de Famalicão!

O Grupo Famalicão em Transição agradece à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão o apoio logístico e a todos os que participaram nesta troca pela presença e convívio.

Bem hajam! E fiquem com algumas fotos da 3ª Troca de Sementes de Famalicão.


























E assim foi o Curso Prático Plantação de Árvores de Fruto

O dia não podia estar melhor para o Curso Prático Plantação de Árvores de Fruto, que ocorreu hoje de manhã na Freguesia de Antas, em Vila Nova de Famalicão, nem a boa disposição dos 13 participantes e do formador Ricardo Ferreira. 

Plantaram-se 3 nogueiras no talude e as restantes (macieira, pereira, ameixoeira, pessegueiro, diospireiro, figueira e dois medronheiros na parte alta do swale, para assim resistirem ao apodrecimento das raízes, já que o terreno retém bastante humidade no tempo de chuva.  No final, a vala de infiltração foi preenchida com matéria orgânica resultante da limpeza da mata adjacente.

O grupo foi tão dinâmico que a formação acabou antes da hora programada, tendo ainda havido tempo para uma demonstração de poda de marmeleiros.

O Grupo Famalicão em Transição agradece a todos os participantes pelo empenho e convívio. Esperamos que tenham gostado e aprendido. Para memória futura, aqui ficam algumas fotos:



(Foto Ceiba Permacultura)

(Foto Ceiba Permacultura)












(Foto Ceiba Permacultura)

(Foto Ceiba Permacultura)



Visita da Campo Aberto (Porto) a Famalicão, dia 22 de março

 A Campo Aberto, associação de defesa do ambiente (Porto) propõe visita guiada ao Parque da Devesa e à Casa Museu de Camilo, em Vila Nova de Famalicão, 22 de março de 2014, passando ainda pelo Parque 1º de Maio:

«Uma ocasião que não se repetirá frequentemente: visitar dois espaços verdes, um novo outro já nem tanto, um grande outro bem pequeno mas de desenho final de um dos nossos maiores paisagistas…

Famalicão Abundância do Verde + Visita à Casa Museu de Camilo

Presença de crianças e jovens com menos de 18 anos desejada e gratuita, seja acompanhada por sócios ou não sócios. 


Inscrições até 15 de março (envie nome completo e data de nascimento para cada inscrito - para efeitos de seguro - e telefone de contacto, não sem antes ter lido as informações relativas à inscrição na ligação abaixo; inscrição a enviar exclusivamente para: atividadesca@gmail.com).




Depois da avenida de belos e enormes plátanos vinda da estação, passagem pelo jardim 1.º de Maio, cujo desenho final se deve a um dos mais importantes arquitetos paisagistas portugueses, Viana Barreto, e a seguir visita guiada ao novo Parque da Devesa e à sua Casa do Território.Visita igualmente à Casa Museu de um dos maiores escritores portugueses de sempre, Camilo Castelo Branco.

Famalicão Verde e Casa Museu de
Camilo, sábado 22 de março


Todas as informações em:  http://www.campoaberto.pt/?p=11178
 »

Curso Prático de Plantação de Árvores de Fruto

Porque plantar árvores também tem o seu saber, haverá em breve um Curso Prático de Plantação de Árvores de Fruto, organizado pelo Grupo Famalicão em Transição.

O workshop decorre das 9:00h às 12:30h da manhã de domingo dia 16 de março de 2014, no lugar de São Cláudio, Antas, Vila Nova de Famalicão, com o formador Ricardo Ferreira (Eng. Agrícola).

Para se inscrever, envie e-mail para famalicaom@gmail.com . O valor da inscrição é de 6 euros, a pagar no próprio dia.  Posteriormente serão enviados por e-mail mais detalhes a quem se inscrever.

E no mesmo dia, da parte da tarde, aproveite e participe na 3ª Troca de Sementes de Famalicão.


Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/602961659759580/ (não substitui a inscrição por mail)

Conteúdos:

1 - Escolha do terreno para instalação de pomares
2 - Limpeza e preparação do solo
3 - Marcação e etiquetagem
4 - Abertura da cova
5 - Adubação de fundo
6 - Plantação e tutoragem
7 - Rega

O curso começa às 9.00h, agradecemos que sejam pontuais. Convém trazer luvas de trabalho e calçado adequado, pois o solo ainda está bastante húmido. Um chapéu ou boné também poderá ser útil.

3ª Troca de Sementes de Famalicão

Para nos abastecermos para as sementeiras de Primavera, o Grupo Famalicão em Transição promove o 3º Encontro Troca de Sementes de Famalicão, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.


Quando?  Domingo, dia 16 de março de 2014, das 14:00h até 17:30h

Onde? No Parque da Devesa, junto às Hortas e ao portão de Vilar com acesso fácil a partir da entrada da Central de Camionagem (onde há um parque de estacionamento gratuito)

Foto da 1ª Troca de Sementes de Famalicão, 2/2/2013, no mesmo local

Traga as suas sementes, pequenas plantas, estacas, bolbos, e venha contribuir para manter as sementes livres, para promover a nossa soberania alimentar, e para preservar a biodiversidade evitando a extinção de variedades tradicionais. O encontro não envolve comercialização ou dinheiro, apenas troca ou cedência gratuita.

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/812997325383495/