“As Libélulas de Portugal” - Apresentação do livro em Famalicão

A Associação Vento Norte convida-nos para a apresentação do livro “As Libélulas de Portugal” em Vila Nova de Famalicão, que decorrerá na Casa do Território, no dia 29 de novembro, às 21:30.

«A Vento Norte promoverá a apresentação oficial do livro As Libélulas de Portugal, de Ernestino Maravalhas e Albano Soares, no próximo dia 29 de novembro de 2013 (próxima sexta-feira) às 21:30, na Casa do Território, Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão, convidando todos os sócios, simpatizantes e curiosos a marcarem presença e a conhecerem esta fascinante nova publicação.

As Libélulas de Portugal é o primeiro livro sobre as libélulas do país e foi projetado com o intuito de servir os Naturalistas que se deslocam ao campo para observar estes insetos e os especialistas da Conservação que trabalham com os Odonata.

Sendo um guia totalmente fotográfico, poderemos ao longo das 336 páginas encontrar mais de 600 fotografias, bem como mapas das 65 espécies conhecidas de Portugal. Para cada uma delas existe um texto, um mapa e fotografias de animais vivos em poses naturais. As inúmeras microfotografias de detalhes ajudam a identificar os animais e contribuem para o conhecimento e conservação da biodiversidade em Portugal. Foi utilizada uma inovadora técnica de empilhamento digital de fotografias (stacking) de forma a obter uma maior fidelidade e a qual permite exibir uma profundidade de campo ilimitada.
...
Apareçam e Divulguem.»
Fonte: e-mail da Vento Norte 

Mais informação no site da Vento Norte: http://www.ventonorte.com/?p=1946

Feira de Produtos Biológicos no Dia da Floresta Autóctone

«No dia 23 de Novembro o Município de Vila Nova de Famalicão vai assinalar o dia da Floresta Autóctone, cujo objetivo principal é "a Preservação do que é nosso” .

A comemoração terá lugar na Praça Cupertino de Miranda ente as 10 e as 16 horas.

Os visitantes poderão fazer compras, diretamente aos produtores, na Feira de Produtos Biológicos, certos que os produtos adquiridos irão ajudar a preservar a sua saúde e bem estar e também irão estar a dinamizar a economia local.
Dando seguimento aos tons e sabores do Outono, também poderão fazer e saborear o Pão de Castanha, que será confecionado com artefactos arqueológicos, com o apoio do Gabinete de Arqueologia .
E nas oficinas “Pela floresta fora...”, dinamizadas pelo Projeto "Crescer com Ciência" convidam-se as crianças a descobrir algumas curiosidades sobre as árvores autóctones. Mas primeiro, terão de encontrá-las...para encanto dos pequenos cientistas.

Mas o que é uma Floresta Autóctone?
É uma floresta de árvores originárias do próprio território. Neste caso, a floresta autóctone portuguesa, é toda a floresta formada por árvores originárias do nosso país, como é o caso dos carvalhos, dos medronheiros, dos castanheiros, dos loureiros, das azinheiras, dos azereiros, dos sobreiros, etc.

Porque devemos dar importância às florestas autóctones?
•As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, por isso são mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas;
•Ajudam a manter a fertilidade do espaço rural, o equilíbrio biológico das paisagens e a diversidade dos recursos genéticos;
•As florestas autóctones fazem parte do nosso ecossistema. São importantes lugares de refúgio e reprodução para um grande número de espécies animais autóctones, muitas delas também em vias de extinção;
•As florestas autóctones exercem um importante papel na regulação e melhoria do clima, bem como no sequestro de carbono da atmosfera contribuindo para a redução do efeito estufa.
•Regulam o ciclo hidrológico e a qualidade da água, formam solo e servem ainda de matéria-prima a produtos fundamentais na vida quotidiana;
•As florestas autóctones, embora de crescimento mais lento, quando bem desenvolvidas, são normalmente mais resistentes e resilientes aos incêndios florestais.»

(Fonte: e-mail de Ana Silva, Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão)

Curso Prático de Podas e Enxertias - 3ª edição

O Grupo Famalicão em Transição organiza a 3ª edição do:

Curso Prático de Podas e Enxertias

Dia:  7 de dezembro de 2013

FormadorRicardo Ferreira (Eng. Agrícola)

Local:  Ribela, Cruz, Vila Nova de Famalicão

Horário:  das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 17:00h

Valor:  9 euros (o dia todo), 6 euros (só de tarde)


Inscrição:  enviar e-mail para famalicaom@gmail.com


Debate sobre auto-suficiência e cooperação - Braga em Transição

Organizado pelo Grupo Braga em Transição (BeT), no dia 8 de novembro às 21h00: 

DEBATE SOBRE AUTO-SUFICIÊNCIA E COOPERAÇÃO -  Alternativas para uma mudança de paradigma


Programa:

Hélder Valente  (
Designer aplicado de permacultura)
"Permacultura é compreender as nossas necessidades reais." Apresentação de ferramentas para a auto-sustentabilidade.
http://www.permacultureglobal.com/users/64-helder-valente  

Rui Vasques 
 (Designer Sustentável)
Criador da "Eco-Village Community - Live with Earth". Apresentação do projecto e partilha do percurso.
Local:
TOCA - 
Avenida Central, 33, 4710-228 Braga
(antigos cinemas do Braga Shopping)

Contribuição: Donativo mínimo de 1 euro.
(Parte do dinheiro da entrada reverte a favor da "Missão Humanitária no Haiti" de Hélder Valente).
Lotação limitada. Inscreva-se através de "bragatransicao@gmail.com" ou no evento Facebook (https://www.facebook.com/events/241295219362169)

Divulgação: Formação ADRAVE, gratuita

«Formação Modular Certificada, Formação Financiada

A ADRAVE, entidade de formação certificada pela DGERT, tem disponível um vasto programa de Formação Modular Certificada, para a região NORTE.

As Formações Modulares Certificadas, financiadas pelo POPH – Medida 2.3., são organizadas em unidades de formação de curta duração (UFCD) de 25 ou 50 horas, capitalizáveis para a obtenção de uma ou mais qualificações definidas no Catálogo Nacional de Qualificações.

DESTINATÁRIOS:

• Destinam-se a candidatos ativos (empregados ou desempregados), com idade igual ou superior a 18 anos, pretendam melhorar as suas competências e conhecimentos profissionais.

REGALIAS:

• Formação Certificada gratuita
• Subsídio de alimentação por cada dia de formação assistida
• Reembolso de despesas de transporte público por cada dia de formação
• Atribuição de Certificado de Qualificações aos participantes que tenham concluído com aproveitamento

HORÁRIO
A Formação Modular Certificada decorrerá nas instalações da ADRAVE, em horário laboral e pós-laboral.

INSCRIÇÕES:

ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do AVE, S.A.
Av. 25 de Abril, 634, Casa de Louredo
4760-101 Vila Nova de Famalicão
Telf. 252302600 
Email: formacao@adrave.pt »

Mais informações em http://www.adrave.pt/pages/335