Braga em Transição promove Curso de Design em Permacultura (PDC)

O Grupo Braga em Transição promove o primeiro Curso de Design em Permacultura (PDC) em Braga, que irá ocorrer de 1 a 10 de novembro de 2013, tendo como formador Helder Valente,

Inscrições até 26 de outubro para o endereço: cursodesignpermacultura@gmail.com (enviar nome e número de telefone).

Programa, preços e mais informações no evento no Facebook em: https://www.facebook.com/events/642340639131023/?fref=ts


(Publicado também em simultâneo no blogue Sustentabilidade é Acção)

2ª Encontro Troca de Sementes de Famalicão - balanço

No passado dia 14 de setembro ocorreu a 2ª Troca de Sementes de Famalicão, no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão.  O evento foi organizado pelo Grupo Famalicão em Transição e teve o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que gentilmente cedeu o auditório da Casa do Território  para o Workshop sobre Sementes e que apoiou também na divulgação e na logística da Troca que ocorreu de tarde. Os nossos agradecimentos pelo importante apoio. Agradecemos também a todos quantos ajudaram na organização e divulgação, e a todos os que participaram neste evento.

O Workshop sobre Sementes com a Atimati teve uma excelente adesão, como documentam as fotografias, e nele pudemos aprender como deve ser feita a escolha e recolha de sementes, dependendo do tipo de planta, como deve ser conservada, como ter sucesso na germinação (nem sempre fácil em algumas espécies).  Foi também enfatizada  a importância da recolha, preservação e troca de sementes como meio de travar a drástica redução na biodiversidade dos alimentos que se tem verificado, face ao oligopólio de algumas empresas na comercialização de sementes a nível mundial, agravado pela disseminação de híbridos não naturais e de sementes transgénicas (geneticamente modificadas).







Os objetivos  destes encontros para  Troca de Sementes são essencialmente promover a recolha e partilha de sementes, de forma a contribuir para a soberania alimentar, para a preservação da biodiversidade das variedades alimentares (e não só) tradicionais e cada vez mais raras, e também para a economia familiar, reduzindo os gastos na compra de sementes.  

Não sabemos quantas pessoas estiveram nesta 2ª Troca de Sementes de Famalicão, mas para além dos famalicenses, vieram pessoas da Trofa, Braga, Guimarães, Barcelos, Viana do Castelo, Vila Praia de Âncora, e de outros locais, sobretudo do norte de Portugal. 







Neste mês de setembro de 2013, houve também Troca de Sementes em Lisboa (dia 21) e no Porto (dia 28). E, felizmente, continuam a ocorrer cada vez mais Trocas de Sementes. Por exemplo, no próximo dia 26 de outubro, haverá Troca de sementes da Zona Centro, na Curia.

Esperamos poder continuar a organizar estes encontros em Famalicão, e teremos de ponderar a frequência ideal destas trocas (uma ou duas por ano), bem como a conjugação com outros Encontros Troca de Sementes em localidades próximas.

Podem ver mais fotos do Workshop sobre Sementes com Atimati aqui, e da 2ª Troca de Sementes de Famalicão aqui.