Workshop sobre Sementes

Foto de Círculos de Sementes (daqui)
No âmbito da  2ª Troca de Sementes de Famalicão, no dia 14 de setembro, vai ocorrer, da parte de manhã, um

 Workshop sobre Sementes

às 10.30h na Casa do Território (gentilmente cedida para o efeito pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que apoia o evento),  no Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão. 

A formadora é a Atimati uma Senhora guardiã de sementes - na foto acima, de Círculo de Seemntes a Atimati a dar informações e sementes na 1ª Troca de Sementes de Famalicão, em 2 de fevereiro passado.

O programa é o seguinte:

- A importância de guardar sementes
- Cuidados a ter com as plantas seleccionadas para obter sementes
- Escolher o momento para retirar as sementes
- Recolha e conservação de sementes (classificação de sementes quanto ao tipo de conservação)
- Quebra da dormência: como germinar diferentes tipos de sementes
- Exemplos práticos

O horário previsto para terminar é às 12h30, mas poderá prolongar-se mais um pouco (até às 13.00) dado que na parte final haverá, para os inscritos que pretenderem, uma troca de sementes de variedades antigas e raras, que importa preservar e reproduzir. 

Para participar no workshop, agradecemos a inscrição prévia através de e-mail enviado para famalicaom@gmail.com. No entanto, poderá participar apenas aparecendo no dia e na hora prevista, (sujeito à lotação da sala).

O custo do worshop é de 6 euros (a pagar à entrada).

Esperamos ainda que haja a participação de pelo menos um elemento dos Círculos de Sementes (um projeto Wakeseed), que divulgue a forma como atuam na preservação de sementes e da biodiversidade, mas tal ainda não foi possível confirmar. Quem sabe assim ainda nasce um Círculo de Sementes de Famalicão.

Sobre a Troca de Sementes propriamente dita, a mesma está aberta a quem quiser trocar sementes, estacas, ou pequenas plantas, e começará às 14.30 do mesmo dia, junto às Hortas Urbanas do Parque da Devesa. Mais informação aqui, evento no Facebook aqui.