Workshop Bomba de Aríete (Carneiro Hidráulico)

Nota2: Adiado para 17 de março de 2013 devido às previsões de chuva (07/03/2013, 23:45)

Nota1: O número de inscrições já atingiu o limite dado tratar-se de um curso essencialmente prático. As inscrições que chegarem a partir de agora (04/3/2013, 22h) ficarão em lista de espera para o caso de haver alguma desistência. OBRIGADA. 

Está agendado para a tarde de sábado 9 de Março, o Workshop Bomba de Aríete (ou Carneiro Hidráulico), em Requião, Vila Nova de Famalicão, organizado pelo Grupo Famalicão em Transição, com o apoio da Junta de Freguesia de Requião.


Trata-se de um workshop prático onde o formador, Chris Ripley (Quinta dos Melros), vai proceder à instalação de um sistema de bombagem de água sem custos energéticos.

O valor do workshop é de 9 euros, e as inscrições (limitadas) deverão ser efectuadas através de envio de e-mail (obrigatório) para famalicaom@gmail.com

Programa e local:
14.15h - Encontro na Sede da Junta de Freguesia  Requião (Alameda do Mosteiro, nº 200)
14.30h - 15.00h - Introdução teórica
15.00h - 17.30h - Parte prática (Rua da Ribeira e Forno, nº 71)

Nota: Se o tempo estiver de chuva forte ou persistente, o workshop terá de ser adiado (em princípio para dia 23/3/2013), mas  os inscritos serão avisados antes.

VAI-ME À VENDA - Feira Urbana de Famalicão

Vai-me à Venda é uma feira destinada à compra e venda de produtos de artesanato urbano, em Vila Nova de Famalicão:

Artesanato Urbano (ou Contemporâneo) é definido como uma arte manual com traços modernos, caracterizando-se por aspectos mais citadinos do que o artesanato tradicional. Aposta em materiais que vão do feltro aos materiais recicláveis, do cartão ao vidro, bem como em novos conceitos criativos, sempre personalizáveis.  Exemplos de artesanato urbano: Acessórios de Moda, Trabalhos em Feltro, Técnica do Guardanapo, Trabalhos em Cartão, Trabalhos em Trapilho, Artesanato culinário, Eco-Artesanato, Biscuit, Origami, Bijutaria, Trabalhos em Arame, Fusão de Vidro, Vestuário personalizado, Vinhos e Licores Caseiros, entre outros.”  

Regulamento em:

Dia 9 de março de 2013 (e todos os segundos sábados do mês)
Central de Camionagem – 10h às 22h

Contactos, inscrições e outras informações:  vaimavenda@gmail.com; facebook.com/vaimavenda

Curso de Podas e Enxertias - 24 de fevereiro 2013

Nota: O número de inscrições já atingiu o limite, pois trata-se de um curso essencialmente prático. No entanto, caso tenham interesse, agradecemos que nos informem (famalicaom@gmail.com), pois se houver interessados bastantes, poderemos tentar fazer uma segunda edição, caso o formador tenha disponibilidade e caso consigamos um local com árvores para podar. OBRIGADA (20/2/2013)

No próximo dia 24 de fevereiro, domingo, haverá uma formação essencialmente prática e ao ar livre, de Podas e Enxertias, organizado pelo Grupo Famalicão em Transição:


Coordenadas: N41°24'30", W8°28'47" (41,40833, -8,47964)
Horário10:00h às 13:00h e das 14:00h às 17:00h

Formador: Ricardo Ferreira
Almoço livre ou piquenique no local para quem quiser trazer/partilhar o seu almoço

Valor: 9 euros
Inscrição: enviar e-mail para famalicaom@gmail.com


Programa:
Poda
Breve introdução à poda, definições, princípios e objetivos
Fatores que influenciam a poda
Tipos e sistemas de poda
Tipos de cortes e sua execução
Desinfecção dos cortes de poda
Materiais para execução da poda
Enxertia
O porquê da enxertia
Técnicas de enxertia
Cuidados a ter com a enxertia

Material básico necessário:
Tesoura de poda
Luvas de trabalho, com espessura suficiente 
Calçado adequado, pode ser galochas

Curso de Introdução ao Design em Permacultura - Joane

Dias 2 e 3 de março 2013, das 10:00h às 17:00h, na Associação Teatro Construção (Rua Dr. Agostinho Fernandes, n.º 113), Joane, Vila Nova de Famalicão


«Queres conhecer melhor o que é a Permacultura? Gostavas ser tu a planear um terreno seguindo as ideias da Permacultura?


Neste Curso de Introdução ao Design em Permacultura vamos falar um pouco sobre Permacultura e os seus princípios. Vamos conhecer as fases do processo de design e pô-las em prática. No final do curso teremos algumas propostas de design feitas pelos participantes para implementar no terreno da Associação Teatro Construção. Vamos aprender fazendo.»



FormadoresCeiba Permacultura (Carla Braga e Henrique Zamith)

Inscrição: 20€ para sócios ATC, 35€ para não sócios (inscrições até dia 28 de fevereiro, através do endereço administrativo@atc.pt)


Programa:

Introdução à Permacultura (Sábado de Manhã)
  • Princípios éticos
  • Princípios de Design

Processo de Design (Sábado de tarde e Domingo; Teórico e Prático)
  • Questionário
  • Observação
  • Mapa base
  • Análise dos Dados
  • Proposta de Design

O que deverão trazer:
  • Boa disposição
  • Almoço para pic-nic
  • Frascos de vidro (grandes) com tampa
  • Papel vegetal A3
  • Papel de desenho A3
  • Clips
  • Lápis de cor, canetas
  • Bússola
  • Pá pequena de mão
  • Botas/Galochas
  • Bloco de notas
  • Máquina fotográfica
  • Canivete
  • Régua

Feira de produtos Biológicos - fevereiro 2013

Amanhã , dia 9 de fevereiro (segundo sábado do mês), decorrerá a  Feira de Produtos Biológicos de Famalicão. Como habitual, entre as 9:30 e as 14 horas, na Praça D. Maria II (Praceta Cupertino de Miranda), promovida pelo Departamento de Ambiente e Saúde Pública da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Encontro Troca de Sementes - agradecimentos

Foto: Pedro Pereira
Foi uma verdadeira festa o Encontro Troca de Sementes de Famalicão! Felizmente vieram muitas mais pessoas do que o esperado e de muitos lados: de Famalicão (óbvio), do Porto, da Maia, de Gondomar, da Póvoa de Varzim, da Trofa, de Santo Tirso, de Barcelos, de Braga, de Viana do Castelo, de Fafe , de Penafiel…, e até vieram representantes de um casal da Serra da Gardunha, que trouxeram sabonetes artesanais para trocar por sementes.

Foto: Círculo de Sementes de Santo Tirso
 A Atimati, do Grupo Troca de Sementes e uma guardiã de sementes de respeito, mal chegou ficou de tal maneira rodeada de pessoas, que quase nem aparece nas fotos. O que não admira, pois além da vasta colecção de sementes de variedades tradicionais que possui, os conhecimentos que gosta de partilhar são uma fonte inesgotável de saber e inspiração para quem a ouve!

Mas este encontro não se faria sem as pessoas e sem muita ajuda, por isso, o Grupo Famalicão em Transição vem por este meio agradecer:

Para além das sementes trocadas, do convívio, conhecimentos e partilha que ali se deram, uma boa semente foi lançada em Famalicão!

Esperamos poder ter novo encontro no próximo ano, e que nessa altura, aqueles que desta vez ainda não tinham sementes para trocar, tragam já as sementes por si recolhidas das plantas que agora vão semear! E, sobretudo, preservando e reproduzindo as variedades tradicionais que agora estão em declínio!  Essa será a melhor recompensa, esse é o objectivo! 


Foto: Carlos Dantas






Foto: Nuno Mendes
Foto: Nuno Mendes
(Mais fotos aqui)

Encontro Troca de Sementes - localização

Segue-se a localização do Encontro Troca de Sementes (amanhã dia 2/2/2013, entre as 14.00h e as 17.00h) no Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão:

 Coordenadas: 41.408356, -8.512586 | 41º24'30" N, 8º30'45" W | ver MAPA



Ver mapa maior

Em caso de mau tempo, será perto, no Centro Coordenador de Transportes (Central de Camionagem), logo ali perto.