Encontro Troca de Sementes em Famalicão

No início de Fevereiro, antes das principais sementeiras de Primavera, haverá em Famalicão um  Encontro Troca de Sementes, organizado pelo Grupo Famalicão em Transição e pelo Grupo Troca de Sementes, e com o apoio pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.


Quando?
Sábado, 2 de fevereiro de 2013, das 14:00h até 17:00h


Onde?
Parque da Devesa, junto às futuras hortas urbanas, com acesso fácil a partir da entrada da Central de Camionagem (onde há um parque de estacionamento gratuito)

«Traz as tuas sementes e vem ajudar a preservar a biodiversidade, a promover a nossa soberania alimentar e a evitar a extinção de variedades tradicionais de espécies vegetais. 

E se não tiveres sementes, aparece na mesma!

O encontro não envolve comercialização ou dinheiro, apenas troca ou cedência de sementes, estacas, ou pequenas plantas.»

Partilhar sementes não é só uma ação pela preservação da biodiversidade, pela sustentabilidade e contra a ganância das grandes corporações biotecnológicas em fúrias "patenteadoras"; é também um ato revolucionário pela soberania alimentar.

Veja uma pequena reportagem sobre o Encontro Troca de Sementes no Porto, no passado dia 22 de setembro de 2012. Além da troca de sementes, nestes encontros convive-se e partilham-se experiências e saberes! 

Workshop de culinária saudável "Amor à Mesa"

Workshop "AMOR À MESA" de culinária saudável, dia 9 de fevereiro 2013, das 15.30h às19.30h, nas instalações da Miolo de Nós, em Vila Nova de Famalicão (Rua D. Dinis, n.º 75, loja 5, 4760-323 Vila Nova de Famalicão. 

Objetivos: Partilhar formas criativas de confecção de vegetais que preservem as suas qualidades e enalteçam o seu sabor; Introduzir alimentos curativos e preventivos de problemas de saúde na alimentação quotidiana; Promover uma alimentação variada e saudável.

Preço: 24 euros (inclui jantar) | Formadora: Teresa Mendes

Inscrições: miolodenos@sapo.pt / 912 480 096 / 964 061 061

Página do Facebook: https://www.facebook.com/pages/Miolo-de-N%C3%B3s/104504992930524


Workshop de “Sabonetes Artesanais”

Sábado, 26 de janeiro das 16h00 às 19h30

«O conhecimento da cosmética natural é deveras apelativo. Se nos preocupamos com os alimentos que ingerimos é inevitável que [naturalmente] nos iremos também preocupar com os alimentos que fornecemos ao exterior do nosso corpo.

No contexto económico que atravessamos a Erva Limão considera também determinante aprender a elaborar os nossos próprios artigos de higiene. Assim, poupamos na nossa carteira, podemos oferecer a alguém uma prenda mais especial - feita por nós - mas, sobretudo, temos a certeza do que estamos a colocar na nossa pele algo que fomos nós que confeccionamos.

É pretendido que os participantes aprendam e desenvolvam técnicas de manufactura de sabonetes utilizando ingredientes, basicamente óleos, de boa qualidade. É um mundo de alquimia para descobrir!

NOTA: Pedimos aos participantes que tragam as suas formas de silicone ou copos de iogurte, etc.

Formadora: Marta Ribeiro - Trabalha e estuda Macrobiótica e alimentação natural desde 2005. Curso de Macrobiótica no Instituto Macrobiótico de Portugal. Com bastante prática e conhecimento na manipulação e transformação dos alimentos para uma alimentação mais natural, já trabalhou em vários locais entre os quais o Semente-Centro Macrobiótico de Braga. Mais recentemente dedicou-se ao aperfeiçoamento e ensino na área da cosmética natural. .

Preço: €20 (inclui os ingredientes e materiais utilizados na aula)
Local: Erva Limão, Healthy Food & Juice Bar, Avenida Marechal Humberto Delgado, 332 (junto à CESPU e Central de Camionagem)
Inscrições e informações: (+351) 252 049 259 ou (+351) 91 039 4664 ou por email: geral@ervalimao.pt

Inscrição válida após pagamento na Erva Limão ou por transferência bancária para o nib: 0035 0158 00010272300 84 (enviar comprovativo da transferência por email)
Atenção: Antes de fazer a transferência confirme, pelos contactos fornecidos, se ainda há vagas. 
As desistências só serão reembolsadas com aviso prévio até 48 horas antes do workshop.»

Fonte: e-mail de Erva Limão

Encontros "Equilibrando e Alinhando os Chakras"

«EQUILIBRANDO E ALINHANDO OS CHAKRAS 8 ENCONTROS

Provavelmente todo mundo se pergunta algum dia na vida “Quem sou mesmo?”, “Quais são as energias que me estão guiando na vida?”, “Quais são as minhas verdadeiras capacidades e forças?”
Entendemos o trabalho e o funcionamento dos nossos chakras e recebemos uma imagem tão diferente, fascinante e elevada do nosso corpo. Os chakras são centros de energia e pontos de acesso para alcançarmos plenamente o nosso potencial e o nosso poder. Eles não existem como algo visivelmente identificável. Toda a nossa coluna vertebral é na verdade um pólo de vórtices de energia.

Kundalini Yoga e a respiração são ferramentas inestimáveis para limpar e equilibrar os chakras. Para lidarmos com o mundo, necessitamos ter os nossos chakras activados, fechados para o mundo mas abertos para nós próprios.

O que pretendo com estes encontros é partilhar o conhecimento e ativar a energia dos chakras para que possamos alcançar mais Vida e Vitalidade com Alegria, Saúde e Harmonia.

CADA ENCONTRO SERÁ DEDICADO A UM CHAKRA. VIAJAREMOS POR TODOS ELES DO CHAKRA da RAÍZ AO CHAKRA DA AURA. ANALISAREMOS CADA CHAKRA E IREMOS APRENDER A SUA LOCALIZAÇÃO, AFIRMAÇÕES, MODOS DE EXPRESSÃO, NECESSIDADES, TÉCNICAS PARA ACTIVAR, EQUILIBRAR E ALINHAR OS CHAKRAS, PRÁTICAS DE YOGA E MEDITAÇÕES.


1º. Encontro – 27 de Janeiro 
2º. Encontro – 3 de Fevereiro 
3º. Encontro – 17 de Fevereiro
4º. Encontro – 3 de Março 
5º. Encontro – 17 de Março 
6º. Encontro – 31 de Março
7º. Encontro – 14 de Abril 
8º.Encontro - 28 de Abril

Local – Espaço UNO – edifício Jardins do Lago, loja 19 em Vila Nova de Famalicão
Facilitadora: Albertina Pereira – Mangala Kaur.
Horário: Das 9h00 às 11h30.
Valor a pagar – Quem participar em todos os Encontros o valor é de 80.00€ – 40 euros no acto da inscrição e restante valor no 1ºencontro. Inclui material sobre o tema e Welcome Tea. Se desejar inscrever-se envie e-mail para tinaoutiz@hotmail.com»

Fonte: e-mail de Albertina Pereira - Mangala Kaur, Prof. certificada de Kundalini Yoga

Feira de Produtos Biológicos de janeiro 2013

É já amanhã , dia 12 de janeiro (segundo sábado do mês) ,a próxima Feira de Produtos Biológicos  de Famalicão. Como habitual, entre as 9:30 e as 14 horas, na Praça D. Maria II (Praceta Cupertino de Miranda), promovida pelo Departamento de Ambiente e Saúde Pública da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.