Florestar Famalicão com árvores autóctones - Dia 24 de novembro

Hoje é o Dia da Floresta Autóctone e amanhã, sábado, dia 24 de novembro, é dia de FLORESTAR PORTUGAL  com árvores autóctones.

Como tal, é também dia de FLORESTAR FAMALICÃO, e o ponto de encontro é no topo sul da Praça D. Maria II, junto ao Posto de Turismo, às 9:00h da manhã.

Coordenador do Florestar Portugal no Concelho de Vila Nova de Famalicão: António Lopes da Silva (917220184, aquitoueu.as@gmail.com)



A AMO Portugal, associação resultante do Movimento Limpar Portugal, apoia e incentiva o programa de incentivo à reflorestação com floresta autóctone portuguesa, o FLORESTA COMUM, através da promoção do Dia de FLORESTAR PORTUGAL.

O programa Floresta Comum é uma parceria entre a AFN – Autoridade Florestal Nacional, o ICNB – Instituto de Conservação da Natureza, a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.



Palestra sobre orquídeas com Jaime Vieira - Dia 24 de Novembro

Na manhã do sábado dia 24, nas instalações da Fagricoop - Cooperativa Agrícola e dos Produtores de Leite de Vila Nova de Famalicão, CRL., haverá uma palestra/workshop (gratuita) sobre Orquídeas, (cuidados a ter e como tratar) pelo paisagista e fitopatologista Jaime Vieira

Jaime Vieira já fez workshop semelhante no passado dia 29 de Setembro em S. Mamede do Coronado (através da APVC - Associação para a Protecção do Vale do Coronado, de quem é sócio), e que a partir daí, já várias vezes participou na Praça da Alegria


A Feira de Produtos Biológicos de Famalicão, organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão,  ocorre na manhã do segundo sábado de cada mês, no topo norte da Praça D. Maria II (Praceta Cupertino de Miranda)

No entanto, neste mês de novembro haverá uma feira extra, por iniciativa da Fagricoop e com a colaboração da Câmara Municipal, que decorrerá na mesma manhã e local:

Local:  Rua Sr. Da Agonia, 372, perto da entrada sul do Parque da Devesa (pela Alameda  Caminhos de Santiago).
Horário:        Feira de  Produtos Biológicos – das 9.00h às 12.30h
                     Palestra sobre Orquídeas - das 10.00h às 12.00h

Feira de Produtos Biológicos - Novembro

A próxima Feira de Produtos Biológicos  de Famalicão ocorrerá no próximo sábado dia 10 de Novembro  (segundo sábado do mês, como habitual), entre as 9:30 e as 14 horas, na Praça D. Maria II (Praceta Cupertino de Miranda), no centro da cidade.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (Departamento de Ambiente / CEAB) com o objetivo de incentivar uma agricultura e uma alimentação mais sãs.

Oficina de Moeda Alternativa (o Porto em transição...)

Oficina de Moeda Alternativa   - 
Dias 10, 14 e 17 de Novembro, no Porto. Uma organização Horta-lá! Permacultura Urbana 




«10 de Novembro, Sábado, 15h-18h30
Moedas e Comunidades ~ Espaço Compasso (onde?)

  • Projecção do filme In Transition 1.0
  • Apresentação Moeda, Economia e Comunidade: As funções da moeda na interligação entre economia e comunidade. As moedas predominantes e a moeda alternativa.
  • Apresentação de exemplos de Moedas Alternativas no Estado Espanhol.
  • Debate.

14 de Novembro, 4ª feira, 22h
Trocais e Redes Comunitárias Online ~ Casa Viva (onde?)
Sessão hacktivista para a criação de uma plataforma de apoio ao sistema de trocas alternativo.
[Durante a semana, de 2ª a 6ª, decorrerão na Casa Viva as “nerd nights” às 21h30: sessões de desenvolvimento web para a criação de uma plataforma trocal.]


17 de Novembro, Sábado, 15h
Laboratório de Moeda Alternativa ~ Passeio das Virtudes (onde?)
Haverá distribuição de moletes porta-a-porta a partir das 8h, para moradores do quarteirão Torrinha, Cedofeita, Bombarda, Maternidade. Necessária inscrição!*
Em paralelo com a Feira de Trocas das Virtudes, a partir das 15h:

  • O que é a Economia Participativa? A propósito do lançamento do livro “PARECON, A Vida Depois do Capitalismo”, de Michael Albert (Editora 7nós). Apresentação de Júlio do Carmo Gomes
  • Apresentação dos grupos de trabalho definidos no final do sábado anterior, seguida de debate
  • Laboratório de criação, uso e saída de circulação de uma moeda alternativa
Segue-se a tigela de sopa, pão e vinho Às 20h no Gato Vadio! (onde?)

* A acção “Carro dos moletes” é uma iniciativa do artista plástico Manuel Horta.
Se vives entre as Ruas Torrinha, Breiner, Miguel Bombarda, Cedofeita e Largo da Maternidade, participa na primeira sessão desta oficina, a 10 de Novembro, e diz-nos quantos moletes gostarias de receber em casa no dia 17 de manhã através deste formulário!


Para mais informação escreve-nos para trocal at portolivre ponto net ou deixa uma mensagem na página de contactos
 do site Trocal Porto.»


(fonte : Trocal Porto e e-mail de Yassine Benderra)