Banco de Livros Escolares

«A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai criar um Banco de Livros Escolares destinado a alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário do concelho.

Os principais objetivos são desenvolver o sentido de partilha e solidariedade social, promover a reutilização dos manuais escolares e o respeito pelo livro, diminuir os custos de aquisição de manuais escolares e promover a educação ambiental.

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco ficará responsável pela constituição e gestão do banco de manuais escolares entregues pela população

A cedência dos livros usados, do 5.º ano ao 12.º ano, deverá ser efetuada até 13 de Julho, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. A divulgação da listagem dos livros escolares disponíveis para empréstimo será publicada na página da internet da Biblioteca Municipal em http://www.bibliotecacamilocastelobranco.org/, até 23 de Julho. Os manuais entregues para cedências deverão estar em bom estado de conservação.»

CITEVE- Academia de Verão 2012




Para conhecer o curso em detalhe clique aqui
Para mais informações contacte o Departamento de Formação e Qualificação do CITEVEsecretariado.formacao@citeve.pt
Tel.: 252 300 386/87 | Fax: 252 300 374   - Rua Fernando Mesquita, 2785  - 4760-034 Vila Nova de Famalicão

Bicicletada Massa Crítica de Junho

O Passeio Bicicletada Massa Critica de Famalicão deste mês é no próximo domingo, com saída às 9h30 da Praça D. Maria II, junto à Fundação Cupertino Miranda, e vai colaborar com a loja social de Famalicão. Quem quiser ajudar basta trazer um bem de primeira necessidade.


Fórum "Os nossos Rios"

Fórum "Os Nossos Rios" - Dia 28 de Junho, às 15 horas, no Pequeno Auditório da Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão


HOME

Sábado, dia 9 de Junho, às 16.00h, no Auditório da Fundação Cupertino de Miranda , em Vila Nova de Famalicão, o fabuloso filme HOME! Veja ou reveja em tela grande, a entrada é livre!


O filme HOME - O mundo é a nossa casa, de Yann Arthus-Bertrand, é um espetáculo para os nossos olhos! As imagens mais belas do nosso planeta, quais belos quadros em movimento. As imagens da natureza, de diversas civilizações de vários pontos do planeta, da tecnologia, sempre com uma qualidade e beleza excepcionais.
Mas o filme não é só um espetáculo de beleza imperdível, é também uma chamada de atenção para o que nós, homo sapiens, estamos a fazer à nossa casa. Alterámos mais o nosso planeta nos últimos 50 anos do que nos 200 mil anos de existência anteriores. Quebrámos o equilíbrio essencial à vida na Terra.





Em 200 mil anos na Terra, a Humanidade tem perturbado o equilíbrio do planeta, estabelecido por quase 4 biliões de anos de evolução. O preço a pagar é alto, mas é tarde demais para ser pessimista: a Humanidade tem apenas 10 anos para inverter esta tendência e tornar-se consciente da extensão total da destruição da Terra e alterar os seus modelos de consumo. Yann Arthus-Bertrand, o realizador, traz-nos imagens aéreas únicas de mais de 50 países para partilhando esperanças e receios num filme que lança a primeira pedra do edifício que, todos juntos, teremos de reconstruir."
Fonte: http://cinema.sapo.pt/filme/home/detalhes#sinopse



Organização do CEAB (Centro de Educação Ambiental) da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com o apoio da Fundação Cupertino de Miranda.

BARAKA


Hoje, às 21.30, no pequeno Auditório da Casa das Artes de Famalicão, o belíssimo e poderoso filme BARAKA!  Não perca, a entrada é livre!








"BARAKA (1992) – Estados Unidos.
DIREÇÃO: Ron Frickle
ROTEIRO: Ron Fricke, Mark Magidson
DURAÇÃO: 96 min.


Baraka é um documentário que parte de uma antiga palavra com significados em várias línguas. Pode ser traduzida como benção, sopro ou essência da vida, de onde se desencadeia o processo da evolução do mundo. O diretor Ron Fricke, através de uma turnê em 24 países, produziu um material de tirar o fôlego. Ambientado ao som de ritmos vividos de vários rituais religiosos e da própria natureza, Baraka é a reprodução visual da ligação humana com a Terra. Mostrando lugares tão diversificados como China, Brasil, Kuwait e a maior parte das paisagens dos EUA e da Europa, dentre outros países, Fricke captura não só a harmonia, mas também a calamidade existente na humanidade e na natureza."



Baraka, uma antiga palavra Sufi que pode ser traduzida simplesmente por bênção (blessing), por respirar (breath), por essência da vida, é um poema visual, um filme sobre o mundo e o que há de espiritual e doentio nele, os contrastes das diferentes culturas e as semelhanças que elas têm na sua angústia e esperança na busca por Deus e na sua relação com a natureza. …
Segundo os críticos, Baraka é um filme que, de modo não-verbal e não-linear, discute o sagrado e o humano; a ordem natural e a entropia; a santidade e o materialismo. Portanto, é um filme dialético, totalmente dependente da percepção e interpretação do espectador. Não importa quem você seja ou onde viva: você também está em Baraka. …
Baraka é um filme sobre a vida, um registro da humanidade que propõe não uma aceitação do que somos, mas a reflexão de que estarmos acostumados com alguma coisa não quer dizer que ela seja correta, assim como algo de outra cultura nos chocar não significa que seja algo ruim ou bárbaro.  É para quem está de saco cheio de filmes com muito efeito especial e pouco conteúdo, e da previsibilidade dos roteiros básicos e rasos do tipo mocinha conhece mocinho, dificuldades os separam, mocinhos sofrem, mas ficam juntos no final.

(Extraído do texto de Roberta Ávila em Trombone: http://notrombone.wordpress.com/2007/09/03/baraka-um-poema-visual/)



Organização do CEAB (Centro de Educação Ambiental) da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão