quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Microcrédito local

E se os bancos não fossem lucrativos? Provavelmente quem lucraria seria a comunidade! Vejam o exemplo, com a sua moeda local!

domingo, 25 de setembro de 2011

E assim foi o nosso Encontro com o Planeta!

Com o auditório, não cheio, mas bastante "composto", foi exibido o belíssimo e impactante filme HOME - O Mundo é a nossa casa". Depois, uma breve apresentação da Transição, com uma proposta de mudança para a sustentabilidade a nível local. E por fim, um saboroso lanche com produtos locais, bem como visita guiada à exposição "O Abstracto na colecção Fundação Cupertino de Miranda".

Os sinceros agradecimentos da equipa organizadora, parte do grupo Famalicão em Transição, a todos quantos estiveram presentes, incluindo o novo Vereador do Ambiente, Eng. Pedro Sena, cuja presença consideramos um bom augúrio para o Ambiente em Famalicão, e a quem deixamos os votos de bom trabalho e sucesso.

Agradecemos também, e em especial,  àqueles que permitiram a realização do evento, contribuindo gratuitamente e de boa vontade, nomeadamente:

À Fundação Cupertino de Miranda pela disponibilização do espaço, apoio e colaboração.
À Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão pelo apoio na divulgação e impressão de cartazes.
Ao Jornal Cidade Hoje pela publicação de notícia e divulgação do evento e da Transição.
Aos produtores locais que ofereceram os produtos para o lanche:
À Fundação Good Planet e à Zon-Lusomundo pela autorização de exibição pública do filme HOME

 
 
 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Encontro com o Planeta" no Cidade Hoje

"Filme assinala Encontro com o Planeta" é o  título que o semanário Cidade Hoje deu à notícia sobre o evento marcado para este sábado, com direito a meia página e a referência na capa.
Capa essa que também traz a imagem da maqueta do anteprojecto da ampliação e remodelação da sede da Fundação Cupertino de Miranda, que apoiou esta iniciativa desde o início, e que a tornou possível!

Os agradecimentos do grupo iniciador da Transição em Famalicão à equipa do Cidade Hoje.  As futuras gerações também agradecem, mesmo sem o saber ainda!



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dia europeu sem carros

Imagem obtida em Amigos do Pedal, do evento em 2010
"No dia 22 de Setembro vamos todos assinalar o dia Europeu sem carros em Famalicão.
Encontramo-nos às 21h na Praça Cupertino de Miranda para um passeio de bicicleta pelas ruas da cidade e arredores, aparece o passeio é fácil e aberto a todos.

Durante o dia deixa o carro em casa ou divide-o com um colega de trabalho.

Dificuldade - FACIL;
Percurso de 20km +/-
Uso do capacete OBRIGATORIO;
Recomenda-se o uso de lanterna;

Organização:  AMIGOS DO PEDAL FAMALICÃO"  (Fonte:  www.amigosdopedal-famalicao.com)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Temos encontro marcado dia 24!

No âmbito da campanha internacional Moving Planet, marcamos Encontro com o Planeta  em Famalicão com a exibição do filme "HOME - O Mundo é a nossa casa", no Sábado, dia 24 de Setembro às 14:00h, na Fundação Cupertino de Miranda.

A entrada será gratuita, sujeita apenas a inscrição devido à capacidade do auditório, e inclui lanche com produtos locais, apresentação da iniciativa  Famalicão em Transição e visita à exposição "o abstracto, colecção fcm" patente no Museu da Fundação.


 Programa

14:00 Recepção
14:15 Exibição do Filme "Home - O mundo é a nossa casa"
16:30 Apresentação da iniciativa "Famalicão em Transição"
16:45 Lanche com produtos locais
17:15 Visita à exposição "o abstracto, colecção fcm"
17:45 Encerramento

Reserve a sua entrada em "Inscrever-se para esta ação", na página do evento (à direita). Deverá receber um e-mail de confirmação.

Em caso de dificuldade na inscrição, envie e-mail para famalicaom@gmail.com

A reserva de lugar será garantida apenas quem comparecer até às 14:15h,  hora prevista para início do filme.

domingo, 11 de setembro de 2011

Encontro com o Planeta


A campanha internacional MOVING PLANET  "é uma manifestação mundial que visa nos levar para além dos combustíveis fósseis e exigir soluções climáticas ", e está marcada para o próximo dia 24 de Setembro de 2011.
 
Em Outubro do ano passado, mais de 350 pessoas participaram na "Caminhada pelo Clima Famalicão", assinalando a campanha 10/10/10 lançado pelo movimento  350.org. Foi o primeiro ano em que Vila Nova de Famalicão participou  neste evento, um dos 7374 que marcaram o Dia de Acção Climática, numa chamada de atenção global, séria mas divertida, para a necessidade de passarmos para além da nossa dependência dos combustíveis fósseis.
 
Este ano, em Vila Nova de Famalicão, a acção  registada no site internacional como "Encontro com o Planeta em Famalicão", para o sábado, dia 24 de Setembro, é a projecção do excelente filme:

"HOME - o mundo é a nossa casa", de Yann Arthus-Bertrand.

Para participar, inscreva-se aqui (http://www.moving-planet.org/pt/node/770/). Programa do evento e mais detalhes em breve!

sábado, 10 de setembro de 2011

Primeiro aniversário - balanço

No passado dia 1 de Setembro, este blogue completou um ano. Começou por ser blogue "descendente" do "Sustentabilidade é Acção", mas com características locais.

Com 46 seguidores no Blogger, 52 no NetworkedBloggers e 88 na página do Facebook, o blogue ultrapassou  as 5900 visitas, e já foi recomendado pelo programa Biosfera.

Hoje, este é um blogue em transição, onde se já começou a dar o testemunho da iniciativa da sociedade civil "Famalicão em Transição", que se está a formar em Vila Nova de Famalicão. Transição para a sustentabilidade, para o cuidado com o ambiente, com as pessoas, para uma comunidade mais resiliente e mais interligada.

Espero que neste segundo ano de vida, comecem a aparecer mais comentários e sugestões, porque é muitas vezes, através do diálogo, que surgem e se aperfeiçoam boas ideias. 

Agradecemos a todos os que têm seguido, visitado e comentado este blogue! Em breve haverá novidades! Até lá!
Contamos convosco!