Conversa sobre Transição

Convidam-se os famalicenses interessados em participar de forma desinteressada, coordenada e empenhada (dentro das suas possibilidades, claro)  na transição para a sustentabilidade da nossa comunidade,  para uma  reunião informal com vista à eventual criação de um grupo para o arranque de uma iniciativa de Transição  em Vila Nova de Famalicão.

Essa conversa ocorrerá na esplanada do restaurante/café Praça, na próxima sexta-feira, dia 1 de Julho, por volta das 21h45.

Entretanto, se quiser saber mais um pouco sobre transição, convido a visitar o blogue Sustentabilidade é Acção e a procurar pelo tema  Transição ou pela etiqueta "Colóquio de Transição".

Se pretende ter uma ideia mais aprofundada de como se organiza uma iniciativa de Transição, pode consultar o Manual de Iniciativas de Transição. Se não quiser ler já o documento todo, leia o capítulo "Como estabelecer sua Iniciativa de Transição - critérios", nas páginas 12 a 14.

Para finalizar, deixo-vos com a frase de Margaret Mead:

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas motivadas e comprometidas possa mudar o mundo. Na verdade é a única coisa que o faz."

Planeta em Movimento Famalicão

Em Outubro do ano passado, mais de 350 pessoas participaram na "Caminhada pelo Clima Famalicão", assinalando o 10/10/10 da campanha 350.org. Foi uma magnífica manhã, que se vestiu de branco e tons de azul.  No mundo inteiro, 7374 eventos marcaram o Dia de Acção Climática, numa chamada de atenção séria mas divertida para a necessidade de passarmos para além da nossa dependência dos combustíveis fósseis.

Este ano, a campanha, agora denominada MOVING PLANET está já marcada para o dia 24 de Setembro de 2011, de hoje a 3 meses.

Em Vila Nova de Famalicão, não vamos deixar passar o dia em branco: a acção já está registada no site internacional como "Planeta em Movimento Famalicão". Poderá ser novamente uma caminhada, ou um passeio de bicicleta, ou ambos, ou mesmo outro tipo de acção (ver aqui ideias). A decidir em grupo, mais tarde.

Para participar, pode desde já registar-se aqui (http://www.moving-planet.org/pt/node/770/). E se quiser contribuir fazendo parte do grupo organizador, envie um e-mail para vnf350@gmail.com.

Semente de Transição em Famalicão

Ontem à noite ocorreu a Palestra "Transição para a Sustentabilidade: O exemplo de Paredes", com Miguel Leal, biólogo e impulsionador do Movimento Paredes em Transição, no Espaço Mangala, em Vila Nova de Famalicão.
Cerca de 30 pessoas assistiram à exposição do Miguel, que deu a conhecer os pressupostos e princípios do Movimento de Transição, e apresentou o interessante e inspirador trabalho que têm desenvolvido em Paredes, e que se pode acompanhar através do blogue Paredes em Transição, donde extraí o texto que se segue:

"Acreditamos ser preferível que, em comunidade e por iniciativa própria, iniciemos JÁ o processo de transição para um futuro menos dependente dos combustíveis fósseis do que ficarem à espera que as circunstâncias nos forcem a alterar o nosso modo de vida nesse sentido, o que, inevitavelmente, acontecerá, mais tarde ou mais cedo, pois ainda não foi descoberta nenhuma fonte de energia que possa vir a substituir o petróleo barato e facilmente disponível.

Acreditamos que, para que este processo de transição tenha sucesso, é vital reconstruir a resiliência – em grande parte perdida – das nossas comunidades através de uma relocalização da economia, consumindo, dentro da medida do possível, bens e energia produzidos localmente, apoiando os agricultores locais ao adquirir os seus produtos, frequentando o comércio tradicional, tentando reaprender certas técnicas de produção em vias de desaparição e cultivando a entreajuda entre os elementos da comunidade.
" (ver texto completo aqui)



Depois da apresentação e do debate, alguns resistentes ficaram em amena cavaqueira regando a semente de transição que o Miguel parece ter conseguido semear em Famalicão.  E com o óptimo chá que a anfitriã Tina serviu, já passava da 1 h da madrugada quando os últimos dispersaram.


Bom, claro que a resistência dos mais jovens tem os seus limites! Mas como o Miguel frisou, e bem, é neles que reside, essencialmente, a esperança da Transição para um mundo mais sustentável.


Muito obrigada, Miguel Leal, pelo excelente exemplo de partilha que deste em Famalicão. Creio mesmo que puseste várias sementes de Transição nas cabeças de vários Famalicenses. Agora,vamos continuar a regá-las para ver se germinam!


Obrigada também a todos quantos participaram e espero que isto seja o início do Movimento Famalicão em Transição.

Palestra "Transição para a Sustentabilidade: O exemplo de Paredes"

"A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza"  Nagib Anderáos Neto

Porque a nossa casa global precisa da ajuda de todos, porque precisamos de reflectir nos nossos hábitos, porque os bons exemplos são para ser seguidos, convidamos a participar na tertúlia / palestra:

"Transição para a sustentabilidade: o exemplo de Paredes"

Com Miguel Leal, biólogo e impulsionador do Movimento Paredes em Transição

Na próxima sexta-feira, dia 17 de Junho de 2011 às 21:15h, no Espaço Mangala, Rua de Santo António, Edifício Matriz Antiga, Loja 7, em Vila Nova de Famalicão

Para inscrição, enviar um e-mail para: tinaoutiz@hotmail.com. Custo de participação: 2 euros

Para saber mais um pouco sobre esta Transição, convido a fazerem uma visita ao blogue Sustentabilidade é Acção, onde este tema foi referido diversas vezes, mas que julgo estar mais explícito nesta mensagem de Maio 2010 e nesta de Maio 2011.