Famalicão adere à Hora do Planeta 2011


A Hora do Planeta 2011 ocorre amanhã, sábado dia 26 de Março, às 20:30. Uma hora com as luzes desligadas é apenas um acto simbólico, mas é também um mote para a reflexão sobre a necessidade de mudar comportamentos e começar ou continuar a reduzir consumos. Vá para além da hora. Pelo planeta, mas sobretudo, pelas gerações presentes e futuras.

O Município de Vila Nova de Famalicão aderiu mais uma vez a esta iniciativa (já tinha aderido em 2009 e em 2010),  pelo que irá desligar as luzes  durante a Hora do Planeta, dos seguintes locais: Edifício dos Paços do Concelho,  Casa das Artes e jardim envolvente, Casa da Cultura e Largo dos Eixidos, Praça 9 de Abril, Centro de Estudos Camilianos, Mosteiro do Landim, Palácio Barão da Trovisqueira/Museu Bernardino Machado.



"Em 2010, e após três anos de edição, a Hora do Planeta obteve a maior participação voluntária de sempre. Atingiu um recorde de 128 países e territórios, dos quais 24 cidades e duas vilas portuguesas, que se juntaram nesta exibição global a favor do planeta.
Edifícios e monumentos icónicos de todo o mundo (da Ásia ao Pacífico passando pela Europa e África e ainda Américas) ficaram às escuras para iluminar esta ideia. Pessoas de todo o mundo e de todas as esferas da vida social desligaram em uníssono as luzes e uniram-se nesta celebração e contemplação da única coisa que temos em comum: o Planeta Terra.
Portugal junta-se pelo terceiro ano consecutivo a este movimento, que este ano desafia todos a um compromisso que “Vá Além Desta Hora Na Luta Contra as Alterações Climáticas”, apelando a que, quando as luzes forem novamente acesas, reflicta sobre o que pode fazer para ajudar a marcar a diferença.

HORA DO PLANETA 2011
Sábado, 26 de Março

Apague as luzes e ilumine esta ideia por um Planeta Vivo.
Vá além desta hora na luta contra as alterações climáticas!"

(Fonte: WWF Portugal)

Dia Mundial da Floresta - Visita à Mata de Pindela

Excelente manhã a de hoje, passada na visita guiada à Mata de Pindela, na freguesia de Cruz, Vila Nova de Famalicão. Um passeio integrado no âmbito do Dia Mundial da Árvore (21 de Março) e do Ano Internacional das Florestas, organizada pelo CEAB e GTF da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, onde ficamos a conhecer a mata e seus belíssimos percursos, bem como as três  impressionantes árvores com mais de 200 anos classificadas como de interesse público, de nomes comuns: tulipeira, pesudo-tuga e sequóia (nomes científicos no post anterior).


 


















 


 

 

Caminhada pela Mata de Pindela - dia 20 de Março

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2011 como o Ano Internacional das Florestas, sob o tema "Florestas para Todos".

Neste âmbito, e de forma a assinalar também o Dia Mundial da Floresta, o CEAB (Centro de Estudos e Actividades Ambientais) e o GTF (Gabinete Técnico Florestal) do Município de Vila Nova de Famalicão, estão a organizar uma visita guiada à Mata de Pindela em Cruz, no dia 20 de Março às 10 horas. Nesta mata, foram recentemente classificadas de Interesse Público três árvores: uma Liriodendron tulipifera L., uma Sequoia sempervirens (Lamb.) Endl e uma Pseudotsuga menziesii (Mirbel).


As inscrições estão abertas à população em geral sendo a entrada gratuita mas sujeita a inscrição obrigatória, pelo email: ceab@cm-vnfamalicao.pt

"Liga-te aos Outros" - Concurso da AMI para voluntariado jovem

Mais vale tarde que nunca, por isso divulgo hoje o concurso para projectos de voluntariado jovem lançado pela AMI. Com um agradecimento à Sónia Da Veiga do blogue Comprar local e nacional é Reinvestir em Portugal por me ter informado.

« Concurso “Liga-te aos Outros”

A Fundação AMI lança o concurso “Liga-te aos Outros”, projecto que se destina a incentivar os jovens (a frequentar o 7ºano de escolaridade ou mais) a abarcar actividades de voluntariado na sua comunidade, em parceria com a escola.

Considerando que os jovens constituem, em larga medida, uma faixa da população prioritária para a AMI, no que diz respeito à sensibilização para uma cidadania activa e para o respeito pelos Direitos Humanos e que são importantes agentes de mudança, que devem ter um papel interventivo e pró-activo na sociedade, a AMI pretende fornecer os meios necessários para que estes, com a sua inerente criatividade, atinjam os fins a que se propõem.

O concurso será aberto a todos os jovens a frequentar a escola a partir do 7º ano e consiste na apresentação de propostas para resolução, através de actividades de voluntariado, de problemas locais que os próprios detectem. A AMI seleccionará os três projectos mais consistentes e financiará os mesmos (no que diz respeito a custos com materiais, transportes, etc).

A AMI pretende assim celebrar o Ano Europeu do Voluntariado, proclamado pela Comissão Europeia, e o Ano Internacional da Juventude, proclamado pelas Nações Unidas, estimulando os jovens para um maior envolvimento na sua comunidade e desenvolvendo a sua consciência social na detecção de casos sociais ou ambientais passíveis de serem resolvidos.

Os projectos deverão ser submetidos até dia 11 de Março de 2011. "(Fonte: AMI)
Ver mais sobre o concurso na página da AMI