Lojas sociais em Famalicão - tempo de ajudar

Foto: Portal do Município de Vila Nova de Famalicão
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão inaugurou hoje a Loja Social de Vila Nova de Famalicão, no Centro Comercial Galiza, entre a Rua Direita e a Rua Augusto Correia. A loja, criada no âmbito da Rede Social de Vila Nova de Famalicão,  aceita bens alimentares, têxteis e vestuário, materiais didácticos e pequenos electrodomésticos, entre outras coisas, desde que aptos para o uso.

Também na cidade, a Associação Gerações abriu a loja Mão Amiga no passado dia 23 de Dezembro, localizada no solar das Lameiras, na Avenida Marechal Humberto Delgado, destinada a receber e doar ou vender a preço simbólico (numa segunda fase), bens alimentares, vestuário, calçado, entre outros.

Na Vila de Joane, abriu em Outubro passado, no Complexo Habitacional da Habitorre, a primeira loja social do concelho no âmbito da Rede Social de Famalicão, que aceita bens alimentares, roupa, brinquedos, calçado, entre outros bens.

Na Freguesia de Landim, está já também a funcionar uma Loja Social, na rua da farmácia, em edifício cedido gratuitamente pelo landinense José Monteiro, integrada na Rede Social concelhia e com o apoio do Centro Social e Paroquial. (Este parágrafo foi acrescentado em 11/01/2011).

Se tem o tipo de bens mencionados, ou outros, eventualmente, que não utilize mas que estejam em bom estado e aptos a cumprir as suas funções, ficam aqui  quatro sugestões de destino. Um destino que ajuda quem vive dificuldades e que ajuda o ambiente, porque está a permitir a reutilização.

Para entender melhor o funcionamento das lojas sociais, veja os dois vídeos abaixo incorporados - a reportagem da TVI na loja do Centro Comercial Galiza, e a reportagem da Praça da Alegria (RTP) na loja Mão Amiga. (Este parágrafo e os vídeos foram acrescentados em 18/01/2011).





________________________________________________________________________________

Em 19/06/2011, acrescentei:

No dia 15/06/2011, foi inaugurada uma nova Loja Social nas instalações da Cruz Vermelha de Oliveira S. Mateus

"O equipamento gerido pela Comissão Inter-freguesias abrange as localidades de Castelões, Oliveira S. Mateus, Oliveira Santa Maria, Pedome e Riba de Ave. O objectivo é responder às necessidades imediatas das famílias carenciadas, oferecendo bens alimentares não perecíveis, têxteis e vestuário, material didáctico e até pequenos electrodomésticos. Os bens resultam de doações de particulares e empresas. Aliás, a Loja Social está, neste momento, aberta a doações.

O espaço onde está sedeada a Loja Social foi cedido pela Cruz Vermelha, tendo beneficiado de diversos melhoramentos de renovação do espaço. Os trabalhos foram comparticipados pelas Juntas de Freguesia de Castelões, de Oliveira S. Mateus e Oliveira Santa Maria." (texto obtido no Portal do Município)