sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal e Bom Ano Novo de 2011

Feliz Natal e um ano novo de 2011 cheio de saúde, alegria, amizade e solidariedade para todos os visitantes deste blogue!

Que não sejam as prendas os motivos de um feliz Natal, mas os bons sentimentos e a presença de quem é importante.

E que o Natal possa também servir para uma reflexão no sentido de uma mudança em 2011, para que nos tornemos progressivamente mais sustentáveis no nosso dia a dia, para com a natureza e para com os outros.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CONCURSO - Melhorar o mundo na escola - VOTAÇÃO

Estão publicados no blogue Sustentabilidade é Acção, os quatro textos que foram enviados para o concurso Melhorar o mundo na escola, e que esteve aberto à participação de 1 a 20 de Dezembro. 
São textos de âmbito diferente, todos com ideias excelentes para reflexão ou para colocar em prática.  Agora peço-vos que votem num deles, dizendo qual o que mais gostaram através de comentários neste post. Identifiquem, no vosso comentário, o n.º ou o autor do texto preferido, e entre os seguintes:


 Não serão contados votos repetidos pelo mesmo utilizador, e como é habitual no blogue, não são permitidos comentários anónimo. A votação está aberta até ao dia 30/12, inclusive. O prémio para o texto mais votado, a anunciar no dia 31/12/2010, será o livro "Desenvolvimento Sustentável - Uma Introdução Crítica", de Valdemar Rodrigues.

Agradeço do fundo do coração a participação da Maria Letra, da Elisabeth Oliveira, do Diogo Rocha e da Sónia Da Veiga - obrigada por ajudarem a um mundo melhor, partilhando as vossas ideia.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Campanha de dadores de medula

O irmão de uma colega de trabalho está a passar por um problema grave de saúde. Em Setembro foi-lhe diagnosticado Leucemia Linfocítica Aguda., e não é compatível com os familiares. Juntamente com o Laboratório de Análises Clinicas M. de La Salette e Irmão, Lda e o Centro de Histocompatibilidade do Norte, vai ser realizar uma campanha de recolha para possíveis dadores de medula óssea, para poder ajudar o irmão da colega e outras pessoas que estejam na mesma situação.
Independentemente de existir compatibilidade, todas as recolhas irão para o Banco de Dadores de Medula Óssea.

A campanha terá lugar no próximo dia 22 de Janeiro de 2011, das 10h00 às 15h30, no Laboratório de Análises Clinicas M. de La Sallete e Irmão, Lda (junto à clínica CMOP) e na Sede dos Escuteiros de Vale S.Cosme. São condições necessárias para ser dador de medula, ter idade entre os 18 e os 45 anos, ter mais de 50 kg de peso, ser saudável e nunca ter recebido transfusões.

Aproveito para vos convidar a ver um post relacionado com este assunto no blogue Sustentabilidade é Acção: "Como será a saúde das nossas crianças?.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Melhorar o mundo na escola - CONCURSO

Hoje em dia, as escolas, através das matérias de ciências da natureza e geografia, vão transmitindo conceitos de ecologia e dos limites do planeta às crianças e adolescentes. Nas disciplinas não curriculares, como Área Projecto, por vezes são também abordados temas relacionados com o ambiente e com a sustentabilidade. Pontualmente, actividades ajudam alguns alunos a compreender os limites do planeta. No entanto, se bem que nos primeiros anos de escolaridade a escola têm tido um impacto positivo, sendo as próprias crianças a induzirem os pais a um maior respeito pelo ambiente, na adolescência, a maioria dos jovens desinteressa-se. Talvez fruto da idade. Ou talvez fruto do exemplo que vêem em casa e à sua volta - os maus exemplos são sempre mais aliciantes...

E não se trata apenas do respeito pelo planeta e do entendimento dos seus limites. Trata-se também do respeito pelas outras pessoas, da compreensão dos males da sociedade, do sentir que fazem parte importante da mesma e nela devem participar, contribuindo para a sua mudança para melhor. Mas a acelerada vida moderna não dá espaço para reflexão. E o ensino está longe de de colocar os jovens a pensar com a sua cabeça, com a sua alma - mecanizou-se.

Para piorar a situação, o Ministério da Educação pretende acabar com a Área Projecto, praticamente a única disciplina que promove a criatividade e a participação activa das crianças e adolescentes. Um erro crasso, na minha opinião. Se a disciplina está a funcionar mal, ponham-na a funcionar bem, não a sacrifiquem a favor das "disciplinas de estudo".

Está difícil compreender que a escola são os alunos, são os professores, são as pessoas, não os edifícios nem os computadores, nem sequer os livros.  A escola deve servir para mudar o mundo no bom sentido, não para perpetuar os erros. A escola precisa de inspiração e de inspirar.

Por isso, o primeiro concurso, lançado hoje neste blogue, em simultâneo com o blogue parceiro Sustentabilidade é Acção, tem como tema “Melhorar o mundo na escola”. Sugiro, como inspiração, três excelentes vídeos relacionados com o tema. Dois deles são as palestras de Ken Robinson no TED (aqui e aqui), e o terceiro é o inspirador exemplo prático que vem da Índia, de Kiran Bir Sethi, cujo testemunho também no TED  fica aqui incorporado:



O concurso tem como alvo preferencial a comunidade escolar (alunos e professores), embora esteja aberto a quem quiser participar, e consiste no seguinte:

1. Elaboração de um texto subordinado ao tema “Melhorar o mundo na escola”. O objectivo é que surjam ideias novas que sejam exequíveis nas escolas e que permitam aos alunos estarem preparados para ajudar a mudar a sociedade para melhor, conscientes dos valores éticos de respeito pelos outros e pelos limites do planeta, de forma a que a escola os ajude a crescer com responsabilidade ambiental e social. Não será obrigatório que se trate de ideias inéditas, podem ser apontados bons exemplos que já se apliquem em algum lugar com sucesso.

2. O texto deve ter um máximo de 300 palavras, deve ser escrito em língua portuguesa e em linguagem clara e acessível, e deve ser enviado para famalicaom@gmail.com até ao dia 20/12/2010.

3. Procederei a uma pre-selecção de 5 textos, que serão publicados aqui no blogue ficando a concurso. Dependendo da adesão e da qualidade/inovação dos textos, poderei diminuir ou aumentar o número de textos a publicar e a concorrer.
4. Os textos seleccionados serão publicados no blogue Sustentabilidade é Acção, pela ordem de chegada,  a partir do dia 21 até ao dia 23/12/2010, onde serão sujeitos a votação através de comentários, até ao dia 30 (será melhor explicado na altura própria).

5. O prémio para o texto mais votado, a anunciar no dia 31/12/2010, será o livro "Desenvolvimento Sustentável - Uma Introdução Crítica", de Valdemar Rodrigues, excelente livro que este blogue recomenda, e que será enviado por correio em Janeiro de 2011.

6. O autor do texto deverá identificar-se no e-mail. No entanto, se assim o solicitar, poderá usar pseudónimo para publicação. Ao vencedor será solicitada a morada para envio do prémio. Caso não indique, será enviado ao segundo mais votado.