terça-feira, 28 de setembro de 2010

10/10/10 - Vídeo promocional da 350



Participe na campanha 350 para o dia 10/10/10, registando-se na Caminhada pelo Clima Famalicão  e comparecendo no Parque da Juventude dia 10 de Outubro às 9.30h da manhã, em Vila Nova de Famalicão, para caminhar connosco na luta contra as alterações climáticas .

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

4ª Reunião sobre a Caminhada pelo Clima Famalicão

Resumo da 4ª Reunião sobre a Caminhada pelo Clima Famalicão

Dia 20 de Setembro de 2010, 21.30 - 23.15, 
no café-restaurante Praça, Talvai, V.N. Famalicão

1. Presenças:
Albertina Pereira , Ana Azevedo, Ana Berta Rego, Lígia Silva, Manuel Cru,  Manuela Araújo, Pedro Teixeira, Sandra Costa, Susana Costa

2. Terceira Reunião
Realizou-se a 3ª reunião no dia 15/09 às 21.30h, no entanto porque compareceram apenas 3 elementos (Manuela Araújo, Manuel Cruz e Sandra Costa) devido à impossibilidade da presença dos restantes. Foi apresentado o cartaz (desenhado por Jorge Ribeiro) e foi decidido alterar apenas a frase principal do mesmo. Foram trocadas impressões sobre várias questões relacionadas com a Caminhada.

3. Apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Após a resposta positiva ao e-mail inicial, foi enviado novo e-mail (Manuela) para a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, solicitando apoios a vários níveis, designadamente:
• Colaboração através da possibilidade de utilização de tendas para colocação no Parque da Juventude (tantas quanto for possível), na manhã do evento, que sendo possível o seu uso, serão utilizadas para a divulgação de produtos amigos do ambiente ou produzidos com tecnologias sustentáveis, de empresas de preferência locais, embora possa ser convidadas de especial interesse.
• Colaboração na publicitação do evento, se possível através de alguns outdoors e pendões, bem como da impressão de uma lona com a publicitação do evento a circular pelos eventos promovidos pelo Município, designadamente nas Festas da Feira de S. Miguel, e que posteriormente poderá ser colocada no local de partida/chegada da caminhada.
• Apoio na publicitação através de spots nas rádios locais e publicação de texto ou imagem nos jornais locais.
• Colaboração do pelouro do Trânsito, no sentido de prevenir acidentes ou distúrbios no trânsito, durante o percurso da caminhada
• Eventualmente e se tal for possível, pediremos ajuda para a impressão de frases (dicas ecológicas) em T-shirts brancas/cru, que serão o meio essencial de sensibilização para a redução das emissões. No entanto, a tentar o patrocínio de particulares, inclusive da ACIF para este efeito, julgamos tal ser possível, mas ainda não obtivemos respostas concretas.

4. Meios de divulgação do evento- Cartazes
• O design do cartaz já está pronto (Jorge), e foi enviado por e-mail aos elementos do grupo.
• A Luciana telefonou previamente avisando que conseguiu a impressão de 200 cartazes A2 numa tipografia de Amares
• A Sandra conseguiu também através da Associação da Escola da Ponte (Vila das Aves) 100 cartazes A3 em papel couche 115 grs
• Decidiu-se que, se possível, 50 dos 100 cartazes A3 seriam convertidos em panfletos (4 por cada A4), mais adequados para certos locais
• A distribuição dos cartazes ficou assim decidida (se possível)
Ana Azevedo: Escola Camilo Castelo Branco, Escola D. Sancho I, Escola Júlio Brandão, Piscinas Municipais Famalicão, Pavilhão Municipa,Bombeiros de Famalicão( de Baixo), Central de Camionagem, Universidade Lusíada, Centro Paroquial de Antas, Centro Paroquial de Brufe, Reprografias junto das escolas
Egosport, Centros de Estudos (centro de Famalicão), Pingo Doce, Jumbo,Pacheco
Susana Costa e Pedro Teixeira: Segurança Social, Centro de Emprego, Casa das Artes, Biblioteca Municipal, Bombeiros Famalicenses (de Cima), Estações de Comboios, Outeirinho, BragaParque, Univ. do Minho,LPDA, TRANSCOM, Café (Lago Discount), 
Manuel Cruz (Ribeirão e Trofa): Junta de Freguesia de Ribeirão, Piscinas, Ginásio, Grupo Cultural e Desporto, Escola EB 2.3, Jornal da Trofa, Hospital de Sto. Tirso, TrofaShopping
Ana Berta: Centros de Formação, Centro de Estudo por cima da Celeste. Ginásio VivaFit, Minipreço
E.Leclerc
Sandra: Modelo, Lidl, Eugénio's, Rádio Popular, Marco (Francesinhas), Piscinas Joane, Teatro Construção Joane, Escolas Joane (P. Benjamim Salgado, Bernardino Machado)
Marta: Centro Paroquial Calendário (?)
Lígia: Finanças 2º Repartição
Manuela: Câmara Municipal - Edifício Paços do Concelho, Dep. Urbanismo, Dep. Ambiente,  Dep. Cultura, Fundação Cupertino de Miranda, parte das Juntas (a definir)
Cristiana (decidido dia 21/09): Didaxis de Riba d’Ave  e de S.Cosme (através de Sandra Freitas), Juntaas de Freguesia de Requião, Vermoim, Pousada de Saramagos, Joane, Castelões, Mogege, Oliveira Sta Maria e Oliveira S. Mateus
Albertina: Transportes colectivos (TUF) – vai informar-se sobre a frota e contactar Sr. Alcino para colocação de cartazes em camionetas. Ficou de contactar Luciana sobre o dia e local onde serão deixados os cartazes , sendo que em princípio estarão sexta-feira e sábado de manhã no Posto de Turismo (a confirmar), bem como para averiguar se há hipótese de mais cartazes.
 
5 - Outros meios
• Ficou decidido que o “spot” publicitário para as rádios será o texto dentro da caixa azul no panfleto (acabando em exigir “o máximo de 350 ppm de CO2 na atmosfera”).
• Aguarda-se a possibilidade de a Câmara Municipal dar uma ajuda na publicitação através das rádios locais (Rádio Cidade Hoje, Rádio Digital).
• Serão contactadas também rádios de cidades limítrofes (Guimarães – Santiago e Fundação).

6. Patrocínios
• T-shirts brancas – Marta vai contactar novamente Citeve para a indicação de possíveis patrocinadores para T-shirts, os anteriores contactos mostraram-se infrutíferos.
• Aguarda-se resposta da ACIF para o efeito.
• Sandra contactou a Worten (que negou apoio em 21/09).
• Marta contactou Lameirinho, que não pode fornecer T-shirts porque não trabalha com malhas, mas que poderá fornecer lenços estampados, desde que tenha como contrapartida exposição nas tendas. Assunto a voltar mais tarde.

7. Outras questões
• Aguarda-se resposta da Câmara Municipal sobre as tendas (4mx4m), para que de seguida sejam contactadas empresas para o efeito. Dia 22/09 foi obtida resposta verbal da Câmara Municipal, sendo possível utilizar as 4 tendas.
• Manuela verá se é possível a divulgação na Agenda Cultural do Município de Outubro (parece que sim, 21/09).
• Manuela tentará contactar os Lyons.

8. A seguir
Próxima reunião agendada para o dia 28 de Setembro, às 21:30 horas, terça-feira, no mesmo local (Restaurante-Café Praça, Rua João Pinto de Azevedo, n.º 171, Talvai – Vila Nova de Famalicão )

domingo, 19 de setembro de 2010

Inquérito sobre Famalicão

No âmbito de um Mestrado em Geografia, na Universidade do Minho, encontra-se na internet uma pesquisa de opinião sobre Vila Nova de Famalicão - Marketing Territorial para o concelho de Vila Nova de Famalicão.

Consiste a mesma em dois inquéritos:
Não custa nada responder a algumas perguntas e contribuir para este mestrado sobre a nossa terra. Quem sabe, por sua vez, não contribuirá para a melhorar?

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Deposição de lâmpadas fluorescentes

É urgente baixar os consumos energéticos, pois uma grande parte da electricidade que consumimos vem, infelizmente, de centrais térmicas com elevados níveis de emissões de gases com efeito de estufa.  Na mensagem anterior, falou-se da actual campanha de trocas de lâmpadas incandescentes por economizadoras, uma forma de reduzir os consumos de electricidade. 

As economizadoras em causa, fluorescentes, contém pequenas quantidades de vapor de mercúrio, um metal tóxico. No caso de partirem, são perigosas e devem ser tratadas com muito cuidado (ver aqui o vídeo com os cuidados a ter). 

São estes os conselhos da Agência do Ambiente Britânica (através da BBC) para o caso de uma lâmpada fluorescente partir:
  • abra a janela e abandone o local pelo menos 15 minutos
  • não use o aspirador, mas uma vassoura, com cuidado para não inalar as poeiras
  • use luvas de borracha
  • deite os restos num saco de plástico e feche-o bem
  •  leve a um local próprio para a sua deposição: informe-se na sua autarquia onde. NÃO as deite no lixo comum.
Pela mesma razão, as lâmpadas que já não funcionam não devem ser deitadas ao lixo comum, mas levadas para um local próprio, para reciclagem

No Município de Vila Nova de Famalicão, a gestão deste tipo de resíduos cabe à AMAVE (Associação de Municípios do Vale do Ave), através do SIRVA (Sistema Intermunicipal de Resíduos do Vale do Ave).  As lâmpadas fluorescentes, de baixo consumo ou não, devem ser depositadas, no fim de vida, no Ecocentro de Esmeriz.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Campanha de troca de lâmpadas

A EDP, em parceria com a Sonae, está a promover uma campanha de troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo.

Por cada lâmpada incandescente, a EDP dá duas eficientes. A campanha decorre até 4 de Outubro nos supermercados e hipermercados Modelo e Continente e nas lojas da EDP.

As lâmpadas economizadoras gastam, segundo a EDP, cinco vezes menos do que as lâmpadas incandescentes e duram, em média oito vezes mais.

Fontes: Expresso, EDP

sábado, 11 de setembro de 2010

2ª Reunião Caminhada pelo Clima Famalicão

Resumo da 2ª Reunião sobre a Caminhada pelo Clima Famalicão

Dia 9 de Setembro de 2010,  21.30 - 23.15, no café restaurante Praça, Talvai, V.N. Famalicão
Presenças: Albertina Pereira, Ana Berta Rego,  Clara Drave, Cristiana Caldas, Lígia Silva, Luciana Lopes,  Luísa Aguiar, Manuel Cruz, Graça Marques, Manuela Araújo, Marta Moniz ,  Sandra Costa, Susana Costa

1. Apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Após um e-mail inicial enviado por Manuela em nome do grupo organizador inicial da Caminhada pelo Clima Famalicão, foi obtida resposta positiva e encorajadora do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que indicou o Sr. Paulo Machado Ruivo, Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência, como a pessoa a quem devemos fazer chegar directamente os nossos.
2. Meios de divulgação do evento
  • Albertina enviou um comunicado de imprensa para vários órgãos de comunicação social local, não tendo ainda havido resposta. No entanto, constatou-se que o semanário Cidade Hoje publicou um texto sobre a iniciativa na última página da edição desta semana.
  • Panfletos já adaptados pela Cristiana. Prontos a ser impressos, em impressora, ou através de gráfica. Luciana ficou de contactar uma gráfica em Amares
  • Cartaz – falta fazer o design. Cristiana contactou Jorge Ribeiro, que se disponibilizou para o efeito. Manuela fornecer-lhe-á as indicações e material.


    • Foi sugerido pela Luísa aplicar cartazes nos supermercados;
    • Outros locais: Juntas de Freguesia, Escolas,…
    • Sr. Alcino Monteiro, funcionário da Câmara Municipal, e ligado aos transportes públicos, disponibilizou-se para a colocação dos cartazes nas camionetas (TUF’s, eventualmente outros)
  • Manuel Cruz já informou o Presidente da Junta de Ribeirão, e irá contactar a Associação da Graxa.
  • Nuno Mendes contactou por e-mail a Greenpeace Portugal, não tendo ainda à data, obtido resposta.
  • Marta ficou de informar o Padre de Calendário, e Graça o Padre da Trofa, para divulgação nas missas.
  • Escolas – Na semana anterior ao início das aulas, foi quase impossível o contacto com os professores, devido às reuniões. No entanto, Susana contactou já o Agrupamento da Júlio Brandão. Marta tentou contactar o Vereador da Educação, mas não conseguiu ainda. O contacto será feito através do Sr. Paulo Ruivo.
4. Percurso da Caminhada
Ana Berta apresentou uma proposta de percurso para a caminhada pelo centro da cidade, com cerca de 7 km. Foi sugerido, no entanto, que o percurso não deveria ter mais de 5 km, já que se espera a adesão de crianças e eventualmente de idosos.
Foi então decidido um percurso mais curto (Parque Juventude / Piscinas / Rotunda D.Sancho/ Rotunda Bargos/ Rotunda Pombinhas/Av. Marechal Humberto Delgado/Av. Carlos Bacelar/ Rotunda Sto António/ Rua Adriano Pinto Basto / Av. 25 Abril / Praça 9 de Abril / Rua Barão da Trovisqueira / Av. França / Rua P. Benjamim Salgado)
A parte do percurso para pessoas com mobilidade condicionada será previamente testada (Sandra) .

5. Patrocínios
Serão necessários patrocínios para que se consiga passar a mensagem de sensibilização. A exemplo do movimento Limpar Portugal, não haverá dinheiro envolvido, quem quiser colaborar fornece os bens ou serviços directamente.
São necessários os seguintes patrocínios:
  • Material de divulgação – papel e impressão de panfletos e cartazes (Luciana e ?)
  • T-shirts brancas – Marta ficou de contactar 3 empresas para o efeito.
  • Estampagem das T-shirts brancas (?)
  • (Eventualmente transportes até e do Parque da Juventude na manhã de 10/10/10)
Sandra ficou de contactar grandes cadeias que tenham por missão “cuidar do ambiente”, a sugestão da Luísa, para os patrocínios (Radio Popular, Worten, LIDL, Continente)

6. Outras questões
7. A seguir
  • Foi abandonada a distribuição de horários dos TUF´s, no entanto o blogue Famalicão por um Mundo Melhor terá uma página com horários das transportadoras locais, para promoção da utilização de transportes públicos.
  • Próxima reunião agendada para o dia 15 de Setembro, às 21:30 horas, quarta-feira, no mesmo local (Restaurante-Café Praça, Rua João Pinto de Azevedo, n.º 171, Talvai – Vila Nova de Famalicão )

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Câmara Municipal de V.N. Famalicão apoia a Caminhada pelo Clima

Após um e-mail inicial enviado pelo grupo organizador inicial da Caminhada pelo Clima Famalicão (pois o grupo já se alargou na 2ª reunião), obtivemos uma resposta positiva e encorajadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que abaixo se transcreve:

"Ex.mos Senhores,

Na sequência do e-mail que tiveram a delicadeza em enviar-me, dando-nos conta da constituição de um grupo de trabalho organizador da "Caminhada pelo Clima Famalicão" no próximo dia 10 de Outubro,  no âmbito da campanha internacional para a atenuação do aquecimento global, venho desde já endereçar-lhes os meus parabéns pela vossa iniciativa, dado reconhecermos a importância dos princípios associados e de partilharmos das vossas preocupações em relação a saúde do nosso Planeta.

Nesse sentido, estamos naturalmente disponíveis para colaborar com a vossa organização, dentro das nossas possibilidades.Para o efeito e como forme de acelerar procedimentos queiram fazer chegar directamente os vossos pedidos ao Sr. Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência, Sr. Paulo Machado Ruivo.

Sem mais de momento, e ficando a aguardar as vossas comunicações, queiram aceitar a expressão da minha maior consideração.

Armindo Borges Alves da Costa, Arq.
Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão"

O apoio da Câmara é muito bem vindo e muito importante sobretudo na divulgação do evento, bem como na logística para que tudo corra bem. Contámos, pois, com esse apoio, para que esta Caminhada seja um grande alerta  para a urgência na redução de emissões de gases com efeitos de estufa.

Agora, continuemos divulgando pelas Juntas de Freguesia, pelas Associações locais, pelas Escolas. Queremos mostrar também que neste Município há muita gente empenhada e participativa na construção de um mundo melhor.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

1ª Reunião Caminhada pelo Clima Famalicão

Resumo da 1ª Reunião sobre a Caminhada pelo Clima Famalicão
Dia 31 de Agosto de 2010,  21.30 - 23.15, no café restaurante Praça, Talvai, V.N. Famalicão
Presenças: Albertina Pereira, Ana Berta Rego, Cristiana Caldas, Lígia Silva, Luciana Lopes, Manuel Cruz, Graça Marques, Manuela Araújo, Marta Moniz , Nuno Mendes, Sandra Costa

1. Apresentação do movimento 350.org e do evento global 10/10/10 :
Liderado pelo ambientalista norte americano Bill Mckibben, o movimento 350.org  tem como objectivo que seja fixado como meta a concentração máxima de CO2 na atmosfera de 350 ppm.

"A 350.org é uma campanha internacional que visa criar um movimento para unir o mundo em torno de soluções para a crise climática – as soluções que a justiça nos exige".Fonte : 350 - Nossa Missão

"350 partes por milhão é aquilo que muitos cientistas, especialistas em clima e governos progressistas consideram agora ser o limite superior de segurança para a quantidade de CO2 na nossa atmosfera." Fonte : A Ciência de 350

Juntamente com a campanha 10:10, preparam um dia de acção a nível global para o dia 10 de Outubro de 2010 - com o objectivo de chamar a atenção de todos e dos políticos para a necessidade de reduzir as emissões de gases com efeito estufa, a que chamaram 10/10/10 - Global Work Party ou Festa de Trabalho Global.

"A 10/10/10 vamos mostrar que temos as pessoas que podem fazer isto – mas precisamos de políticas de energia ousadas por parte dos nossos líderes políticos para fazer isto numa escala que realmente faça a diferença. O objectivo do dia não é resolver a crise de clima com um projecto de cada vez, mas enviar uma mensagem política bem definida: se nós podemos colocar mãos à obra,  vocês também podem – no que diz respeito à legislação e aos tratados que tornarão todo o nosso trabalho mais fácil no longo prazo." Fonte: 10 de Outubro - Um Apelo à Acção

2. Acção em Famalicão: Caminhada pelo Clima Famalicão 10/10/10
Objectivo: Sensibilizar para a necessidade de redução das emissões de CO2 e outros gases com efeito de estufa, quer a nível de acção individual, quer a nível de acção política.
Ponto de partida: Uma caminhada a começar às 10.00 no Parque da Juventude, sendo a hora de encontro às 09.30.

Divulgação do evento
- a contactar as escolas secundárias Camilo Castelo Branco, D. Sancho I, Didaxis S. Cosme e Riba d'Ave, P. Benjamim Salgado e Bernardino Machado - Cristiana Caldas
- a contactar  EB23 Júlio Brandão e respectivo agrupamento de escolas do 1º ciclo - Marta Moniz
- a contactar jornais e rádios - Albertina Pereira
- a contactar associações - Luciana Lopes
- a contactar Câmara Municipal e Juntas de Freguesia - Manuela Araújo
- a contactar Greenpeace Portugal e outras entidades - Nuno Mendes 

Meios de divulgação do evento, para além dos contactos
- pequenos panfletos impressos a distribuir em cafés,...  - Cristiana Caldas,
- posters para colocar nas escolas, nas Juntas, ... - ?,
- falta ainda fazer o design de adaptação do material existente em 350.org para a Caminhada pelo Clima Famalicão - ?

3. Percurso (Ana Berta Rego)
O percurso da caminhada terá cerca de 5 km, de modo a não ultrapassar as duas horas.
Foram debatidos os pontos de interesse a passar, tendo sido sugerido as igrejas de Antas, Famalicão e Calendário (eventualmente), entre outros de preferência a passar à hora de acabar as missas, se possível, para sensibilizar mais pessoas.
Foi sugerido que o percurso possa passar por quintas ou empresas com práticas sustentáveis, se tal for viável. Assuntos a pesquisar e a discutir na próxima reunião.
Parte do percurso deverá ser acessível, para que as pessoas com mobilidade condicionada possam participar.

4. Sensibilização
Como meio de sensibilização, serão escolhidas diversas dicas em frases muito curtas, que estarão expostas nos organizadores da caminhada e outras pessoas participantes.
Dicas como: "apagar as luzes se não são precisas", "comprar electrodomésticos de eficiência A+", "preferir lâmpadas baixo consumo", "comer menos carne", "calafetar janelas", "plantar árvores autóctones", "reutilizar embalagens", "reciclar papel", "prefiro transportes públicos", ....
Todos se comprometeram a pensar em frases até à próxima reunião.

Foi discutido o modo como essas frases serão expostas: de preferência estampadas ou desenhadas em T-shirts brancas. Vai-se tentar arranjar patrocínio para as T-shirts (Luciana Lopes, Marta Moniz)
Surgiram alternativas, a discutir na próxima reunião, caso não seja possível optar pelas T-shirts.

Outras ideias que surgiram, a tentar ver se é possível concretizar até à próxima reunião:
- No local de partida / chegada, pequenos stands de empresas locais para divulgação de práticas sustentáveis
- Distribuição de horários dos TUF´s para promoção da utilização de transportes públicos

5. Outras questões
- Contactar, avisar e solicitar a colaboração da Câmara Municipal. Verificar se é necessário contactar Governo Civil (Manuela Araújo) 
- Descobrir empresas e quintas locais que apostem na protecção do ambiente e nas práticas sustentáveis - Sandra Costa


6. A seguir
Criar um endereço de e-mail destinado à Caminhada pelo Clima Famalicão, para centralizar a informação (Manuela Araújo) - vnf350@gmail.com
Foi também criado um blogue destinado a iniciativas pelo ambiente e sustentabilidade em Famalicão - Famalicão por um Mundo Melhor  (http://famalicaomelhor.blogspot.com/), onde se dará conta do historial deste evento (entre outras acções que possam ser divulgadas).

Próxima reunião agendada para o dia 9 de Setembro, às 21:30 horas, no mesmo local (Restaurante-Café Praça, Rua João Pinto de Azevedo, n.º 171, Talvai – Vila Nova de Famalicão )

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Plataforma para a Reutilização de Manuais Escolares

No passado dia 18 de Julho foi criada a plataforma 


A ideia é que a plataforma seja um ponto de convergência daqueles que pretendem doar, obter ou trocar livros escolares usados.  Dentro da rede estão a formar-se grupos locais para facilitar a troca e reutilização.
Uma excelente ideia, que carece divulgação, para que funcione devidamente. E as férias escolares estão a acabar, ou seja, está mais que na hora de aderir e divulgar esta rede, e assim reduzir o desperdício de livros e proteger o ambiente.

"Todos os anos nos confrontamos com a quantidade significativa de manuais escolares necessários para as crianças e jovens em idade escolar e universitária. Todos estes manuais (livros), quando estimados, possuem um enorme potencial de reutilização. Por isso, criámos esta plataforma que irá possibilitar a troca, venda, doação ou empréstimo de manuais escolares e universitários segundo o critério de cada pessoa inscrita. O principal objectivo é fomentar uma verdadeira cultura de reutilização em Portugal, uma verdadeira cultura de não desperdício de recursos, uma verdadeira cultura de solidariedade e de respeito pelo meio ambiente." (Texto de Miguel António Albuquerque, da AVE - Associação Verde Esperança)

Se tem livros escolares usados para "despachar" ou se os pretende obter, registe-se na rede Manuais Escolares Usados, adira a um grupo local (ou crie um)  e divulgue o que pretende.

Se não tem ou não precisa, ajude a divulgar na mesma, o planeta merece!

Fonte: Sustentabilidade é Acção

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

101010 - Um dia pelo clima

Os movimentos 350.org e 1010global preparam um dia de festa e trabalho a nível global para o dia 10 de Outubro de 2010 - com o objectivo de chamar a atenção de todos e dos políticos para a necessidade de reduzir as emissões de gases com efeito estufa, a que chamaram 10/10/10 - Global Work Party ou Festa de Trabalho Global.

Por todo o mundo estão a ser organizadas acções para redução das emissões e eventos para o dia 10/10/10. A melhor maneira de explicar o objectivo, é transcrever o texto de Bill McKibben que consta da página de 350.org, e que deixo mais abaixo, a azul.




Tem sido um ano difícil: na América do Norte, petróleo se derramando no Golfo do México; na Ásia, algumas das mais altas temperaturas alguma vez registradas; no Ártico, o mais rápido derretimento de gelo oceânico alguma vez visto; na América Latina, uma quantidade recorde de chuvas vem fazendo derrocar encostas inteiras.

Por isso vamos fazer uma festa.

Marque 10/10/10 no seu calendário. É essa a data. O lugar é onde quer que você viva. E a ideia é fazer alguma coisa que ajude a dar resposta ao problema do aquecimento global na sua cidade ou comunidade.

Estamos chamando isso de Festa Global de Trabalho, com ênfase tanto na “festa” como no “trabalho”. Em Auckland, na Nova Zelândia, vai haver um gigantesco dia de conserto de bicicletas, par a ver se todas as bicicletas da cidade ficam em condições de voltar às estradas. Nas Maldivas, vão montar painéis solares no gabinete do Presidente. Em Kampala, no Uganda, vão plantar milhares de árvores, e na Bolívia vão instalar fornos solares para um gigantesco piquenique carbono zero.

Visto que já trabalhamos no duro para fazer telefonemas, enviar e-mails, petições e protestos para que os políticos se mexam, e eles não têm se mexido rápido o suficiente, agora chegou a hora de mostrar que realmente temos as ferramentas de que necessitamos para enfrentar a crise de clima de verdade.

A 10/10/10 vamos mostrar que temos as pessoas que podem fazer isto – mas precisamos de políticas de energía ousadas por parte dos nossos líderes políticos para fazer isto numa escala que realmente faça a diferença. O objetivo do dia não é resolver a crise de clima com um projeto de cada vez, mas enviar uma mensagem política bem definida: se nós podemos colocar mãos à obra, vocês também podem – no que diz respeito à legislação e aos tratados que tornarão todo o nosso trabalho mais fácil no longo prazo.

Você pode se inscrever para organizar um evento local em www.350.org/pt/oct10

Ou procurar um evento ao qual aderir em www.350.org/pt/map

E não se preocupe com a ideia de estar sozinho nesta festa: já existem 1077 grupos em 109 países de todo o mundo registrados para fazer alguma coisa nesse dia. Nós vamos tricotar tudo junto num poderoso mosaico de fotos, vídeos e histórias de todo o mundo. Você não vai querer perder.

Tem sido um ano difícil – mas pode ser um dia lindo no dez de outubro se todos trabalharmos juntos, e festejarmos juntos. E se fizermos a coisa bem feita, vamos conseguir dar um grande passo na direção das soluções políticas de que precisamos tão desesperadamente.
Em frente!


P.S.—Se você é um pouco tímido, ou se tem dúvidas se consegue realmente fazer funcionar um negócio desses, veja essas fotos do Dia Global de Ação do ano passado. Houve 5200 manifestações em 181 países, o que quer dizer que teve muita gente como você percebendo como fazer a coisa funcionar!"



Fonte: Sustentabilidade é Acção

Caminhada pelo Clima Famalicão

Caminhada pelo Clima Famalicão

Por todo o mundo estão a ser organizadas acções para redução das emissões e eventos para o dia 10/10/10.

A acção proposta para Vila Nova de Famalicão é uma caminhada pelo clima a começar às 10:10 do dia 10/10/10.
Se pretende participar no evento, por favor registe-se em http://www.350.org/pt/vilanovadefamalicao (existe também uma página do evento no Facebook).

A primeira reunião para organização do evento ocorreu na terça feira dia 31 de Agosto, às 21.30, e ficou já uma segunda agendada para o dia 9 de Setembro, quinta feira, às 21.30, nono restaurante-café Praça, Rua João Pinto de Azevedo, n.º 171, Talvai – Vila Nova de Famalicão.

Blogue Famalicão por um Mundo Melhor

Ontem, na sequência da primeira reunião com vista à organização da Caminhada pelo Clima Famalicão, decidi criar este blogue, que se destina a divulgar acções, iniciativas, formação, exemplos, que promovam a melhoria do ambiente, da sustentabilidade e da vida em comunidade, bem como da participação cívica e voluntariado, no concelho de Vila Nova de Famalicão (e arredores, claro).

A Caminhada pelo Clima Famalicão 10/10/10, será, se assim concordarem um dos eventos de que se dará notícias aqui, e que se espera tenha participação e sugestões, através dos comentários.

Se alguém estiver interessado em divulgar iniciativas que se prendam com os temas referidos, ou mesmo se pretender ser colaborador deste blogue, envie e-mail para vnf350@gmail.com.

Lanço desde já o desafio da criação de um logotipo/imagem para o blogue. Como ainda está a começar, o desafio não tem regras nem prémio, mas não deixa de ser um desafio.

Conto convosco para esta caminhada por um mundo melhor!